Ceará
Passeio ciclístico marca Dia Mundial Sem Carro
Evento, que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte, encerrou a Semana da Mobilidade Urbana
Evento, que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte, encerrou a Semana da Mobilidade Urbana
No Dia Mundial Sem Carro, a diminuição da quantidade de veículos motorizados não foi considerável ao ponto de ser percebida nas vias de Fortaleza. Todavia, cerca de 1.700 ciclistas ocuparam algumas ruas da Capital, na manhã de ontem, em prol da utilização da bicicleta como meio de transporte.
Cerca de 1.700 ciclistas participaram da atividade, percorrendo 12 Km, partindo do Aterrinho da Praia de Iracema e passando por várias vias Foto: Kid Júnior
Encerrando a programação da Semana de Mobilidade Urbana, a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Sorvete do Estado do Ceará (Sindisorvetes), promoveu o I Passeio Ciclístico pela Mobilidade.
O percurso de 12 Km foi iniciado no Aterrinho da Praia de Iracema e passou por algumas das principais vias de Fortaleza, como as avenidas Antônio Sales e Senador Virgílio Távora. O controle do tráfego foi feito por um efetivo de 22 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC). Além da programação cultural e dos serviços prestados à população nas tendas instaladas no Aterrinho, o passeio contemplou, também, a inauguração da ciclofaixa da Rua Ana Bilhar, concluída na última sexta-feira (20).
De acordo com o Secretário de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza, João Pupo, a iniciativa partiu do diálogo entre Prefeitura e ciclistas, entre eles, os que pintaram uma ciclofaixa na Rua Ana Bilhar no início de agosto. Apesar de ter sido removida, a intervenção dos ciclistas impulsionou a medida.
“Desta vez, junto à Secretaria de Infraestrutura, recebemos as propostas dos ciclistas para fazer a ciclofaixa de forma mais equilibrada. Em outro momento, apagamos a ciclofaixa que o grupo fez, porque estava fora da técnica ideal e poderia ser até perigoso”, revela João Pupo.
Novas propostas
Acostumado a participar de passeios ciclísticos, o engenheiro Milton Sakahara esteve presente no evento com a filha, Sophy. Para ele, a implantação de ciclofaixas pode gerar mudanças significativas desde que conectem ruas onde existe grande movimentação. “Costumo andar de bicicleta à noite e aos domingos. A implantação da ciclofaixa é algo positivo, mas a situação vai mudar quando as ciclofaixas ficarem conectadas, não apenas em uma única direção”, avalia.
A nova ciclofaixa possui, aproximadamente, 2 Km de extensão e 1,80 metros de largura. A medida faz parte do binário solicitado pelo prefeito Roberto Cláudio, visando interligar os bairros Varjota e Meireles. A próxima ciclofaixa a ser inaugurada estará situada na Rua Canuto de Aguiar, que, atualmente, passa por obras de recapeamento.
Entre os projetos da Prefeitura também está a implantação de ciclofaixa em outro binário, que irá abranger as ruas Joaquim Nabuco e Osvaldo Cruz.
*Diário do Nordeste
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

