Mundo
Papa se encontra com movimento social fundado no Brasil

Pontífice criticou capitalismo e a idolatria pelo dinheiro.
O papa Francisco voltou a criticar o capitalismo e os crimes financeiros neste sábado (4) durante um encontro com 1,1 mil pessoas pessoas que promovem a “Economia da Comunhão” (EdC), movimento criado no Brasil.
“Quando o capitalismo torna a busca pelo lucro sua única finalidade, corre o risco de virar uma estrutura de idolatria, uma forma de culto. O ‘deus da sorte’ tem sido cada vez mais a nova divindidade de uma certa finança e de todo o sistema que está destruindo milhões de famílias no mundo”, disse o líder católico.
“O dinheiro é importante, sobretudo quando não não temos ele, e dele dependem a comida, a escola, o futuro dos filhos. Mas ele vira ídolo quando se torna a principal finalidade”, argumentou.
Francisco também criticou a sonegação de impostos e evasão de divisas, alegando que esses crimes, além de atos ilegais, “negam a lei fundamental da vida: o socorro recíproco”.
“O capilitano conhece a filantropia, mas não a comunhão. Na lógica do Evangelho, se não se doa tudo, não se doou o suficiente”, ressaltou.
A EdC é uma filosofia de modelo de negócios que prega o fim das injustiças sociais. O movimento surgiu em 1991, fundado pela italiana Chiara Lubich, que ficou impressionada com a desigualdade social durante uma viagem ao Brasil.
Em maio de 1991, Lubich convidou empreendedores a criarem empresas que, seguindo as regras do mercado, servivessem ao bem comum nas comunidades da capital paulista.
-
Iguatu2 semanas atrás
Justiça dá 5 dias para Iguatu demitir temporários irregulares — prefeito pode ser multado em R$ 100 mil
-
Mundo2 semanas atrás
Governador confirma prisão de suspeito envolvido no assassinato de ativista pró‑Trump
-
Iguatu2 semanas atrás
Justiça confirma ilegalidade em contrato da saúde de Iguatu, mas flexibiliza prazos para evitar colapso no hospital
-
Iguatu2 semanas atrás
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SINE/IDT Iguatu nessa quarta-feira, 10
-
Futebol2 semanas atrás
Galvão Bueno fecha com o SBT para narrar partidas do Brasil na Copa do Mundo de 2026
-
Iguatu2 semanas atrás
Precatórios da Prefeitura de Iguatu: valores atualizados e novas regras a partir de 2026
-
Futebol2 semanas atrás
Bolívia x Brasil nas Eliminatórias: confira o horário e escalações prováveis
-
Ceará2 semanas atrás
Enel exige nova taxa de R$ 15 mil para retirar poste de alta tensão colocado diante da garagem de uma residente no Ceará.