Connect with us

Política

Pacote Anticrime e PL das armas podem elevar risco de feminicídios

Publicado

on

Prestes a ser votado no plenário da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) 3723/2019, que amplia as condições para porte e posse de armas, é alvo de críticas de diferentes especialistas, opositores e movimento feminista, que se articulam para tentar evitar a aprovação da proposta na próxima semana, quando ela deverá retornar à pauta da Casa.

Eles apontam o risco de aumento dos índices de violência contra a mulher, especialmente os casos de feminicídio, que passaram a ser tipificados por lei em 2015 e consistem nos assassinatos por discriminação de gênero. O Brasil é apontado como o 5º país do mundo em número de ocorrências. Dados do 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que, em 2018, houve 1.206 feminicídios no país – aumento de 5% em relação a 2017.

A mesma pesquisa evidencia um aspecto já conhecido por quem acompanha o tema: em quase 90% dos casos, o autor do crime é o companheiro ou ex-companheiro da mulher assassinada. Além disso, o uso de armas de fogo tem destaque nos casos.

Dados do Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), do Senado, demonstram que o problema piorou entre 2006 e 2016, período em que houve alta no registro de feminicídios com arma de fogo em 17 das 27 unidades da Federação. Acre (+524,1%), Maranhão (+182,2%), Ceará (+165,2%), Rio Grande do Norte (+155,5%) e Roraima (+110,6%) foram os estados com maior aumento. Os dados foram compilados a pedido da Agência Patrícia Galvão, que divulgou a pesquisa.

Por esse motivo, a preocupação dos especialistas com o PL 3723 recai principalmente sobre a ampliação da posse de armas, que facilita a aquisição desses artefatos. Para a promotora de Justiça Silvia Chakian de Toledo Santos, do Grupo Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), o tema se conecta diretamente com o chamado “Pacote Anticrime”, de autoria do ministro da Justiça, Sérgio Moro.

A medida traz, entre suas diferentes propostas, a ampliação das hipóteses previstas para o “excludente de ilicitude”, que isenta de punição determinadas condutas consideradas ilegais em casos de legítima defesa e outras situações. O texto redigido por Moro prevê que um magistrado poderá reduzir a pena até a metade ou mesmo deixar de aplicá-la “se o excesso decorrer de escusável medo, surpresa ou violenta emoção”.

Apesar de ter sido vetado, no último dia 25, pelo grupo de trabalho que analisa o tema na Câmara, o trecho referente ao excludente deve ser reapresentado na votação de plenário e é defendido por parlamentares da bancada da bala e outros aliados do governo.

Por conta disso, especialistas e opositores passaram a fazer uma relação entre essa medida e o PL 3723. Para a promotora Silvia Santos, as duas propostas seriam uma perigosa combinação.

“Nós, que trabalhamos diariamente nesses casos e enfrentamos plenários do júri, sabemos que este tem a característica da performance, ou seja, do apelo às emoções, e os jurados são leigos. (20:52)(21:36) O receio é de que qualquer alteração [legal] dessa natureza possa ressuscitar argumentos que possam ser manejados por parte da defesa de criminosos ‘passionais’ quando se trata de violência contra a mulher”, argumenta.

A ex-perita do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura Deise Benedito, mestre em Direito e Criminologia pela Universidade de Brasília (UnB), considera que a análise das duas propostas precisa levar em conta também o perfil do Judiciário brasileiro e o contexto de avanço conservador que hoje marca o país.

“Tem que ver quem é que julga. Dentro de uma sociedade que é racista, machista, homofóbica e lesbofóbica, e dentro desta visão punitivista que a gente está vivendo na nossa sociedade, de recrudescimento de direitos, é claro que, dependendo da situação, eles [os juízes] vão dizer ‘o cara fez isso emocionado porque feriu a honra, feriu isso, feriu aquilo, ele estava no direito dele, que fez isso pra se defender’. Num júri, isso tem uma força, um apelo emocional muito grande”, analisa.

A promotora Silvia Santos acrescenta que uma eventual aprovação das duas medidas faria o país retroceder em conquistas já alcançadas pelas mulheres ao longo da história.

“O argumento da ‘violenta emoção’ nos remonta, invariavelmente, a um passado em que os criminosos passionais ficavam, de fato, impunes porque alegavam que matavam as esposas movidos por violenta emoção da traição, do flagrante de adultério, ou seja, o tempo da chamada legítima defesa da honra, em que a mulher sequer portava honra própria e seu comportamento sexual ou social refletia a honra do marido da família”, alerta.

Recorte racial

A leitura dos críticos aos projetos é de que as mudanças tenderiam a prejudicar ainda mais as mulheres negras. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que elas correspondem a cerca de 60% das vítimas dos feminicídios registrados no país.

“Sabemos que o recorte racial estrutura as violências todas e, mais uma vez, as mulheres negras são as que mais podem ficar na ponta do fuzil, sejam elas ou seus filhos”, afirma a deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), uma das principais opositoras das medidas.

“A gente precisa ampliar a compreensão disso pra associar a uma série de violências institucionais que estão produzindo a mortalidade de mulheres negras em diversos campos – na saúde pública, do ponto de vista das agências penais e também no ambiente doméstico. E a gente sabe que a Lei Maria da Penha já não tem sido um instrumento tão eficaz pra proteger mulheres negras vítimas de violência doméstica como tem sido em relação às mulheres brancas”, pontua a coordenadora do Núcleo Especializado em Diversidade e Igualdade Racial da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Isadora Brandão.

PL das Armas

Do ponto de vista do conteúdo, o texto sobre liberação de armas que será debatido no plenário da Câmara na próxima semana é um substitutivo do deputado Alexandre Leite (DEM-SP) para o PL 3723/19.

Ele propõe, entre outras coisas, redução de 25 para 21 anos da idade mínima para aquisição de armas; porte dos artefatos para maiores de 25 que comprovem serem alvos de ameaça; não exigência de comprovação de capacidade técnica, laudo psicológico ou negativa de antecedentes criminais para a posse de armas de fogo. Também desobriga o comprador de ter que apresentar comprovante de ocupação lícita e ausência de inquérito criminal ou policial contra si.

Fonte: Brasil de Fato

Continue lendo

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos1 dia atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/05/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/05/2024

Brasil2 dias atrás

Contribuintes brasileiros terão novo prazo de entrega do Imposto de Renda 2024

Noticias2 dias atrás

Sargento da Polícia Militar foi fatalmente atingido por tiros, em Icó

Esportes2 dias atrás

Ministério do Esporte pedirá suspensão temporária de todas as divisões do Campeonato Brasileiro

Mundo2 dias atrás

Cinco países abriram seus mercados para exportação brasileira de suínos

Noticias2 dias atrás

Prazo para inscrições no Encceja 2024 encerra nesta sexta-feira, dia 10

Noticias2 dias atrás

Cabo Sabino foi condenado por liderar o motim dos policiais no estado do Ceará em 2020

Ceará3 dias atrás

Governo Estadual lança campanha de arrecadação para ajudar população do Rio Grande do Sul

Iguatu3 dias atrás

Humberto Teixeira é nomeado Patrono da Música Popular Cearense

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/05/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 09/05/2024

Iguatu3 dias atrás

Intensa movimentação nas dependências do Cartório Eleitoral de Iguatu

Noticias3 dias atrás

AstraZeneca anuncia encerramento das vendas da vacina contra a COVID-19

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/05/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/05/2024

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 07/05/2024

Brasil5 dias atrás

Mais de 300 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas na região; foram confirmadas 83 mortes

Noticias5 dias atrás

PF deflagrou operação para desarticular esquema criminoso de invasão a sistemas do governo

Noticias5 dias atrás

MPF abre vagas para estagiários remunerados de graduação e pós-graduação, no Ceará

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 07/05/2024

Colunas6 dias atrás

ROTAS IMOBILIÁRIAS: As projeções de melhorias no Mercado Imobiliário para 2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 06/05/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 06/05/2024

Ceará6 dias atrás

Bebê nasce em restaurante de shopping no CE

Ceará6 dias atrás

Pai e filho sofrem queimaduras graves em incêndio em carretas no Ceará

Ceará6 dias atrás

Motorista é assassinado a tiros por dupla em moto no interior do Ceará

Ceará6 dias atrás

Criança de quatro anos morre com pauladas na cabaça, e família que mora no CE doa órgãos

Iguatu6 dias atrás

Presidente do Consórcio de Saúde do Centro-Sul Refuta Acusações sobre a Policlínica de Iguatu

Iguatu7 dias atrás

Caravana União Brasil em Iguatu traz palestras sobre as eleições municipais para as Eleições de 2024

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/05/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/05/2024

Brasil2 dias atrás

Contribuintes brasileiros terão novo prazo de entrega do Imposto de Renda 2024

Noticias2 dias atrás

Sargento da Polícia Militar foi fatalmente atingido por tiros, em Icó

Esportes2 dias atrás

Ministério do Esporte pedirá suspensão temporária de todas as divisões do Campeonato Brasileiro

Mundo2 dias atrás

Cinco países abriram seus mercados para exportação brasileira de suínos

Noticias2 dias atrás

Prazo para inscrições no Encceja 2024 encerra nesta sexta-feira, dia 10

Noticias2 dias atrás

Cabo Sabino foi condenado por liderar o motim dos policiais no estado do Ceará em 2020

Ceará3 dias atrás

Governo Estadual lança campanha de arrecadação para ajudar população do Rio Grande do Sul

Iguatu3 dias atrás

Humberto Teixeira é nomeado Patrono da Música Popular Cearense

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/05/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 09/05/2024

Iguatu3 dias atrás

Intensa movimentação nas dependências do Cartório Eleitoral de Iguatu

Noticias3 dias atrás

AstraZeneca anuncia encerramento das vendas da vacina contra a COVID-19

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/05/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/05/2024

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 07/05/2024

Brasil5 dias atrás

Mais de 300 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas na região; foram confirmadas 83 mortes

Noticias5 dias atrás

PF deflagrou operação para desarticular esquema criminoso de invasão a sistemas do governo

Noticias5 dias atrás

MPF abre vagas para estagiários remunerados de graduação e pós-graduação, no Ceará

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 07/05/2024

Colunas6 dias atrás

ROTAS IMOBILIÁRIAS: As projeções de melhorias no Mercado Imobiliário para 2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 06/05/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 06/05/2024

Ceará6 dias atrás

Bebê nasce em restaurante de shopping no CE

Ceará6 dias atrás

Pai e filho sofrem queimaduras graves em incêndio em carretas no Ceará

Ceará6 dias atrás

Motorista é assassinado a tiros por dupla em moto no interior do Ceará

Ceará6 dias atrás

Criança de quatro anos morre com pauladas na cabaça, e família que mora no CE doa órgãos

Iguatu6 dias atrás

Presidente do Consórcio de Saúde do Centro-Sul Refuta Acusações sobre a Policlínica de Iguatu

Iguatu7 dias atrás

Caravana União Brasil em Iguatu traz palestras sobre as eleições municipais para as Eleições de 2024

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/05/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/05/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/05/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 09/05/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/05/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/05/2024

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 07/05/2024

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 07/05/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 06/05/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 06/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 03/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 03/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 02/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 02/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 30/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 29/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 26/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 26/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 25/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 25/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 24/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 23/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 19/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 19/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 19/04/2024

EM ALTA