Conecte-se conosco

Brasil

Pacientes denunciam falta de insulina há mais de 6 meses na rede pública do Ceará

Publicado

on

Pacientes que enfrentam a diabetes no dia a dia e utilizam insulina analógica ultra-rápida, de ação mais eficaz, denunciam a falta dos insumos no postos de saúde do Estado há, pelo menos, seis meses. Deixar de receber a medicação pode ocasionar prejuízos renais, de circulação e afetar até a visão, como explicam especialistas. Além disso, os custos com os produtos não são acessíveis para grande parte dos usuários.

A assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reconheceu que houve problema na entrega, mas informa que a medicação começou a faltar apenas em agosto. Em nota, a pasta disse que o processo para compra da insulina analógica ultra-rápida teve abertura em 12 de setembro e foi homologado em 31 de outubro. A compra foi liberada no dia 6 de novembro e o fornecedor deve entregar em até 15 dias úteis. Entretanto, quando questionada, a Sesa não soube informar se o medicamento já pode ser recebido nos postos.

A administradora Raphaela Fernandes, 36, diz que vai constantemente aos postos de saúde próximos da sua casa para buscar a medicação para a filha de 12 anos, que tem diabetes tipo 1. No entanto, não encontra a medicação. “Desde o finalzinho de março, a gente foi (no posto) e não tinha. Como é uma questão de sobrevida, a gente acabou comprando”, relata a mãe.

Com o período de provas, Raphaela percebe que sua filha fica nervosa e isso faz a sua taxa de glicose oscilar mais do que o normal, o que exige maior controle com a medicação. “Eu gasto em torno de R$ 300 (por mês) só de insulina, fitinhas, pra higiene do local e pra fazer limpeza”, destaca.

Quem também sente a falta deste tipo de insulina é a dona de casa Carla Ferreira, 26, moradora de Pentecoste, na Região do Maciço de Baturité. Ela cuida da filha de 5 anos que, desde um ano e cinco meses, faz tratamento contra a diabetes do tipo 1. “No posto da cidade, todo mês eu vou, mas nunca tem. No momento, eu tô vivendo de doação”, conta. Ela disse que a medicação fica por volta de R$ 150, e que, há cerca de seis meses, não encontra os produtos no sistema público. “O que eles falam é que vai chegar, mas quando chega não é o que ela usa. Aí nós estamos na Justiça também pra ver se ela ganha tudo direitinho”, explica.

Mary Sá César, professora e mãe do paciente Vitor César, de 13 anos, disse que não recebe os equipamentos para utilizar na insulina analógica ultra-rápida do filho desde abril deste ano. “Tenho ação judicial para receber a bomba [de insulina] e os equipamentos, como a cânula e os sensores”, diz. Segundo ela, Vítor precisa de 12 caixas por ano do último item mencionado, mas só recebeu quatro da Sesa em 2019. “Desde abril não recebo os sensores e não tenho condições de comprar por causa do alto custo, então o jeito é depender de doação do item já usado, arriscando a vida do meu filho”, acrescenta a professora.

Sem o sensor, a bomba não evita as hipoglicemias, nem mostra a glicemia correta do paciente. Conforme a professora, quando Vítor está sem o item, precisa fazer vários exames por dia. “Meu filho chegou a ferir os dedos por causa da alergia à agulha dos exames. Ele já perdeu as digitais de tanto que foi furado. É muito complicado”, conta. De acordo com Mary, a situação de falta dos itens tem se repetido desde o ano da ação judicial, 2017. “Sejam os sensores, sejam as cânulas, sempre falta algo”.

O médico Fernando Guanabara explica que a insulina pode ser aplicada de forma manual, mas que com o aparelho (um dos insumos também em falta na rede pública) a efetividade da medicação é muito mais precisa e pode ser utilizada para os dois tipos da doença. “Se falta insumo, pode comprometer esse controle, e isso pode acarretar alguns problemas para o paciente. O paciente pode ter comprometimento renal, da circulação, da parte ocular, como glaucoma e catarata”, explica. Fernando também diz que há maior risco de infartos e de acidente vascular cerebral (AVC) com a descompensação da substância.

Fonte: Diário do Nordeste

Continue lendo

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu3 horas atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu13 horas atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias15 horas atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias15 horas atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos18 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias23 horas atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias23 horas atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias23 horas atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias5 dias atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu5 dias atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu5 dias atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias5 dias atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias5 dias atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará6 dias atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo6 dias atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia6 dias atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu7 dias atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias1 semana atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

Noticias1 semana atrás

Homem morre atropelado por carreta em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Homem morre vítima de choque elétrico em Jucás

Noticias1 semana atrás

Idosa de 86 anos foi resgatada em área isolada de Acopiara/CE

Noticias1 semana atrás

Mais de 136 mil eleitores no Ceará correm o risco de ter o título de eleitor cancelado

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025

Iguatu1 semana atrás

Justiça Eleitoral de Iguatu declara inelegíveis Rafael Francelino, Antônio Bandeira Junior e Ednaldo de Lavor por abuso de poder em 2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.