Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Iguatu

Opinião – Iguatu para além do que se vê. Por Jan Messias

Publicado

on

Espero que o texto seja breve, porque temos pressa.
Há muito a fazer, muitos planos a cumprir, mas o trabalho é dobrado.
Temos que pensar e ainda arrumar os recursos tão escassos.
É urgente usar o potencial humano e geográfico de Iguatu em favor do seu povo.
Devemos aproveitar o momento de construir e consolidar as bases do nosso desenvolvimento para um crescimento mais integrado, mais estruturado.
Iguatu já brilhou no branco do algodão e com o bicudo, tudo ruiu e muita coisa se acabou ou perdeu o brilho.
Por isso precisamos pensar em um trabalho integrado, para consolidar nossa teia produtiva local.
Aqui se faz, aqui se compra, aqui se circula o dinheiro e atrai mais.
Para muito além de nossa cidade, precisamos com urgência trabalhar nossa identidade regional.
Somos muito mais que Iguatu e abraçamos cerca de 11 cidades e mais de 300 mil pessoas.
E essa integração não pode se dar apenas na esfera comercial.
Nossa cultura deve ser o elo mais nobre e que une as pessoas para desenvolver o meio.
E não apenas a cultura, mas nossas políticas ambientais e sociais também podem ser pensadas em conjunto, para um impacto e alcance bem maior.
Se pensarmos no turismo, Iguatu é mais do que a maioria pensa.
Enquanto Icó pode desenvolver e muito o turismo histórico, Iguatu tem grande potencial para o turismo ecológico, de aventura, para ser desenvolvido.
Além das atrações geográficas, nossa rede hoteleira é a mais estruturada da região, também com potencial para expansão, movimentando a roda da economia.

IGUATU E A POLÍTICA DO FUTURO14724567_1242625555810847_3205145036891660502_n
De todas as áreas, a política de Iguatu mostra um cenário promissor, mas que tem suas ressalvas.
A cidade viveu um momento de contestação coletiva de um modelo de política.
Depois de 12 anos a população tira do poder o grupo.
Um grupo que iniciou uma estruturação da cidade e tem seus méritos, como o de dar a cidade uma nova e vistosa cara.
Porém, em certos aspectos, mas esses mesmos méritos, em alguns casos, resultaram em problemas com a justiça e desgastes políticos.
Além disso, ao longo desses 12 anos não se destacou a liderança regional de Iguatu, ou consolidou laços fortes no sentido de favorecer de fato ( mais que apenas com promessas ) a nossa cidade e a região como um todo.
Nesse cenário ainda consideravelmente frágil, se pode observar um horizonte positivo.
Nunca antes a participação popular esteve tão presente acompanhando e tomando a frente de diversas ações.
No entanto, é preciso que se atente para que essa mobilização popular não seja impulsionada por interesses mesquinhos.
Mesmo assim, a esperança reside na formação e fortalecimento da juventude, que tem cada vez mais se aproximado da política de uma maneira prática, por meio de ações.
Em Iguatu podemos listar vários momentos, de 2012 para cá, por exemplo, nos quais o poder das pessoas se fez ouvir pelo poder público.
Vamos trabalhar para que o poder das pessoas passe a ser cada vez mais o poder público de fato.
Assim, apesar de ainda nebuloso, podemos ter boas esperanças para o futuro da nossa cidade, principalmente se tornarmos parte na construção desse futuro.
Vivemos um momento de fragilidade, mas a união das pessoas em torno da ideia de uma cidade e de uma região melhor, mais bem estruturada e com menos contradições, seremos muito maiores do que somos!
Em tempo outros textos vão, explicar melhor pontos desse primeiro e mais geral.
Vamos acompanhando e debatendo!
Abraço!

Jan Messias
Radialista, blogueiro, professor, motociclista, tio, irmão, fotógrafo, cronista e por enquanto secretário de cultura e turismo de Iguatu.

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu1 dia atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias2 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias2 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias2 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando2 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu3 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias3 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias3 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias3 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas3 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias4 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias4 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias4 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos4 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades4 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia4 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias4 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo4 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu5 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu5 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil5 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias1 semana atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.