Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Operação do MPCE apura uso de “laranjas” e superfaturamento em contrato de limpeza pública em Lavras da Mangabeira

Publicado

on

 

25 de julho de 2025

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (25), a Operação Lavatio, que investiga suspeitas de irregularidades em um contrato de limpeza pública da Prefeitura de Lavras da Mangabeira. A apuração aponta indícios de superfaturamento, inexecução contratual e o uso de pessoas e empresas “laranjas” para desviar recursos públicos.

Coordenada pela Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), a ação cumpre 12 mandados de busca e apreensão nos municípios de Lavras da Mangabeira, Fortaleza, Icó, Juazeiro do Norte e Maracanaú. A operação conta com o apoio de promotores de Justiça e do Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil do Ceará.

Entre os alvos das buscas estão a sede da Prefeitura de Lavras da Mangabeira, a empresa contratada para realizar os serviços de limpeza e imóveis residenciais ligados a agentes públicos e empresários envolvidos. Foram apreendidos documentos, computadores e outros equipamentos eletrônicos que podem auxiliar nas investigações.

O contrato sob investigação já movimentou R$ 6.477.181,00 e está sendo analisado por suspeitas da prática de diversos crimes, como peculato, falsidade ideológica e associação criminosa. A Procap também apura a possível participação de autoridade com foro privilegiado nos desvios.

As ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal de Justiça do Ceará, com base em procedimento investigatório criminal instaurado pelo MPCE.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA