Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Operação contra fraudes no INSS leva à prisão de pelo menos 18 pessoas desde abril

Publicado

on

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deram início, nesta quinta-feira (13), a uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema bilionário de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A ação mira irregularidades que afetaram aposentados e pensionistas em todo o país.

Nesta etapa, agentes da PF e auditores da CGU cumprem 63 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares em 14 estados e no Distrito Federal, todas determinadas pelo STF. Entre os alvos está o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto, que chefiou a autarquia na gestão Lula, e José Carlos Oliveira, ex-ministro do Trabalho e Previdência no governo Bolsonaro, que deverá utilizar tornozeleira eletrônica. Desde abril, a operação já resultou na prisão de pelo menos 18 pessoas, incluindo políticos e empresários ligados ao esquema.

Figuras centrais da investigação, como os empresários Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “careca do INSS”, e Maurício Camisotti, também foram alvo das prisões. O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), comemorou a ação nas redes sociais, afirmando que a prisão de Stefanutto confirma a existência de um esquema criminoso altamente organizado, que saqueou aposentados, pensionistas, viúvas e órfãos em todo o Brasil.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA