Brasil
Onda de calor eleva consumo de energia no Brasil em 6,2% em setembro, diz CCEE
O consumo de energia no Brasil cresceu 6,2% em setembro, segundo a CCEE. O país demandou 68 mil megawatts médio de energia, o maior aumento desde junho de 2021, quando houve um relaxamento da pandemia.
A onda de calor foi a principal causa do aumento, pois as pessoas usaram mais ar-condicionado em casa e nos estabelecimentos comerciais e de serviços. Os estados do Maranhão, Rio de Janeiro e Acre tiveram as maiores altas no consumo.
Apenas dois estados tiveram queda no consumo: Amapá e Rio Grande do Norte. No Amapá, a CCEE investiga o motivo da baixa demanda. No Rio Grande do Norte, a chuva foi o fator que reduziu o consumo.
Do total consumido pelo Brasil, 43 mil megawatts médio foram do mercado regulado, formado por consumidores residenciais, com um crescimento de 8,2%. O mercado livre, formado por clientes de alta tensão, como shoppings e indústria, consumiu 25 mil megawatts médio, com um aumento de 3%.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

