Noticias

Óleo nas praias: monitoramento do litoral de PE é intensificado, e origem de novos fragmentos é investigada

Published

on

O surgimento de vestígios de óleo em 11 municípios pernambucanos fez com que uma reunião fosse convocada para esta segunda-feira (29), no Recife. Do encontro, segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), saiu a decisão de intensificar o monitoramento do litoral. A origem dos fragmentos surgidos no litoral em agosto ainda é investigada.

O comitê que monitora o aparecimento de vestígios de óleo no litoral pernambucano inclui representantes da Semas, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), do Ibama e da Marinha do Brasil.

Somente no domingo (28), foram notificados vestígios de óleo em nove municípios. O total de material apreendido ainda não foi divulgado. Nesta segunda (29), as vistorias passam a contar com o apoio aéreo do Ibama, que ficou responsável por realizar sobrevoo de análise da costa e do alto mar.

“A gente só tem encontrado na faixa de areia. É diferente do que aconteceu em 2019. A gente tem percebido essas bolotas, que a gente tem chamado de bolotas de petróleo, na faixa de areia”, declarou a diretora de fiscalização ambiental da CPRH, Silvana Valdevino.

A diretora afirmou que ainda não é possível confirmar ou descartar relação com o óleo que causou prejuízos em 2019. Amostras foram encaminhadas para o Laboratório de Compostos Orgânicos em Ecossistemas Costeiros e Marinhos (OrganoMAR), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“A gente está tomando todas as medidas, fazendo todas as análises químicas a partir do laboratório da Universidade [Federal de Pernambuco], laboratório da Marinha, mas a fonte ainda é desconhecida. […] Há essas questões do ressurgimento, da corrente marítima, dos ventos, mas isso aí só com as análises químicas”, disse Silvana.

Vestígios também foram notificados em praias da Paraíba e na Bahia, onde foi recolhido um quilo de material.

Na sexta (26), a secretaria tinha confirmado o aparecimento de óleo nas orlas de quatro cidades e investigava o caso de um quinto município. Fragmentos também foram recolhidos perto de Porto de Galinhas, em Ipojuca.

Fonte: G1

PODCAST MAIS JUSTIÇA – DIREITO DO CONSUMIDOR – FRAUDES BANCÁRIAS

EM ALTA

Sair da versão mobile