Mundo
O planeta registrou uma temperatura acima do nível pré-industrial
Em janeiro de 2025, o planeta registrou uma temperatura 1,75 grau Celsius (°C) acima do nível pré-industrial, tornando-se o mês mais quente já registrado. Este dado foi levantado pelo Serviço Copernicus para Mudanças Climáticas da União Europeia.
Esse registro coloca o planeta no 18º mês – dos últimos 19 meses – com a temperatura média global do ar superficial acima de 1,5°C em relação ao nível pré-industrial. Entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025, a temperatura média global ficou 1,61°C acima da média estimada entre 1850 e 1900, período utilizado para definir o nível pré-industrial.
Segundo o relatório divulgado nesta quinta-feira (6), temperaturas acima da média foram observadas principalmente no sudeste da Europa, nordeste e noroeste do Canadá, Alasca e Sibéria, sul da América do Sul, África e grande parte da Austrália e Antártica. Por outro lado, temperaturas abaixo da média foram registradas no norte da Europa, Estados Unidos, regiões mais orientais da Rússia, Península Arábica e sudeste Asiático.
A temperatura média da superfície do mar em janeiro foi de 20,78ºC, considerando as zonas temperadas e intertropical, a cerca de 10 metros de profundidade. De acordo com o Copernicus, este é o segundo valor mais alto registrado para o mês, ficando apenas 0,19°C abaixo de janeiro de 2024.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Ceará2 semanas atrásNova reestruturação dos Correios pode provocar mudanças no serviço e nas agências do Ceará

