Conecte-se conosco

Mundo

O líder africano que obrigou milhares de pessoas a se submeterem à sua cura falsa da Aids

Publicado

on

O ex-presidente de Gâmbia Yahya Jammeh – que deixou o país um ano atrás, após duas décadas no poder – foi acusado de muitos crimes. Um dos mais insólitos, entretanto, foi obrigar milhares de pessoas com HIV a se submeterem a tratamentos com uma mistura de ervas que ele mesmo inventou. Um número ainda desconhecido de vítimas morreu em decorrência desse episódio.

Como primeira pessoa no país a se declarar publicamente soropositiva, Lamin Ceesay pensou que estivesse fazendo a coisa certa. Isso foi no ano 2000, quando muitos sabiam pouco sobre a doença e pessoas infectadas tinham que lidar com o estigma e o preconceito.

No Dia Mundial da Luta contra a Aids daquele ano Ceesay tomou coragem para ir a público e participou de uma marcha promovida por uma ONG. Isso lhe rendeu o respeito de ativistas da saúde em todo o mundo.

Mas, alguns anos depois, também chamou a atenção de Jammeh, então presidente.

“Cura milagrosa”
No início de 2007, Jammeh declarou ter inventado sua própria cura milagrosa para a doença, usando uma mistura de ervas medicinais e técnicas de cura espiritual. Ainda mais bizarramente, ele disse que a cura funcionava apenas às segundas e quintas-feiras.

Não surpreendentemente, a história foi denunciada como charlatanismo do tipo mais perigoso por especialistas em saúde de todo o mundo.

Na própria Gâmbia, entretanto, dizer ao presidente que ele estava falando absurdos poderia levar à prisão.

Foi nesse contexto que, quando chegou um convite à instituição beneficente de HIV de Ceesays pedindo 10 voluntários para serem as primeiras cobaias no programa de seis meses de tratamento do presidente, ele decidiu que essa seria uma proposta que não poderia recusar.

Lamin Ceesay

Lamin Ceesay foi forçado a desistir de drogas anti-retrovirais para se submeter ao tratamento que o presidente apresentava como milagroso | Foto: Colin Freeman

“Eu pensei em simplesmente enviar outras pessoas para o programa, mas temi que se eu mesmo não fosse, poderia ter problemas”, disse ele. “Também pensei, ‘por que não?’ Isso não pode fazer nenhum mal”.

Era aí que Ceesay estava enganado. Somente quando chegou à clínica improvisada do presidente, na sede do governo, as regras básicas do programa foram explicadas. Não poderia fumar, beber chá ou café. Não poderia fazer sexo. E, fundamentalmente, não poderia tomar remédios convencionais – incluindo as drogas anti-retrovirais dadas a ele por seus médicos.

Não havia como recuar. Os guarda-costas armados de Jammeh estavam estacionados nas portas da clínica.

Pelos próximos seis meses, disseram eles, nenhum paciente seria autorizado a sair sem sua permissão.

Tratamento

E então o tratamento começou.

A cada manhã, o presidente esfregaria uma pasta verde misteriosa no corpo dos pacientes, enquanto entoava preces do Corão. Depois, duas vezes ao dia, eles beberiam uma espécie de poção amarela de ervas armazenada em garrafas. Jammeh se negou a dizer o que havia ali dentro, apesar de ter sido dito que se realmente tivesse encontrado a cura do HIV poderia deixar a Gâmbia rica da noite para o dia.

Imagem mostra Yahya Jammeh segurando o Alcorão sobre paciente

Yahya Jammeh entoava preces do Corão como parte do tratamento que inventou contra a Aids

O que quer que fosse, aquilo provocou em Ceesay diarreias constantes. Ele também pegou tuberculose de outro paciente, e finalmente ficou tão fraco que teve de ser transferido para um hospital.

Exames mostraram que sua carga viral de HIV havia disparado, e ele voltou então a tomar os anti-retrovirais, até então proibidos por causa do novo tratamento.

Ceesay estava entre os sortudos. Sua esposa, que também era soropositiva, morreu durante o programa de ervas – assim como, diz ele, aconteceu com a maioria dos pacientes. “Como veterano no grupo do HIV, eu estava em funerais o tempo todo”, diz ele.

Essa, no entanto, não era a imagem promovida pelo presidente Jammeh, que pressionou os pacientes a aparecerem na televisão estatal gambiana para alardear o sucesso do programa. Entre eles estava Ousman Sowe, que possuía diploma em saúde pública da Universidade britânica de Leeds e acabou recrutado por Jammeh como porta-voz, para tentar afastar dúvidas de jornalistas estrangeiros incrédulos.

A expectativa era dar alguma seriedade acadêmica ao programa.

Sowe chegou a dizer à BBC na época que tinha “100% de confiança” na cura. Mas, de fato, desistir de seus anti-retrovirais o deixara tão fraco que mal conseguia subir um lance de escadas.

“Como uma pessoa instruída, eu sabia que tudo aquilo era idiotice”, lembra Sowe. “Mas eu não podia dizer nada contra isso, mesmo que as pessoas estivessem morrendo”.

Ousman Sowe

Ousman Sowe e outros sobreviventes querem que Yahya Jammeh vá a julgamento | Foto: Colin Freeman

Sowe e seus colegas pacientes estão agora trabalhando com o Aids-Free World, um grupo ativista dos Estados Unidos que quer que sejam apresentadas acusações contra Jammeh por causa do programa. O grupo afirma que esse é, provavelmente, um dos maiores escândalos de direitos humanos cometidos pelo regime dele.

Além disso, diferente de suas prisões secretas e câmaras de tortura, o programa era realizado abertamente para o mundo ver. No entanto, Jammeh não estava tão inclinado a ter seus atos examinados. Um oficial de saúde da ONU que levantou objeções foi expulso da Gâmbia logo no início.

No final, acredita-se que 9 mil pessoas tenham sido tratadas. Entretanto, como Jammeh manteve todos os registros clínicos em sigilo, ninguém definiu ainda quantas delas morreram. Uma coisa parece certa agora, porém – o único “milagre” de sua cura foi que alguém sobreviveu a ela.

Fonte: BBC

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu18 horas atrás

Ministério Público de Iguatu investiga contratação sem licitação de empresa de limpeza urbana e Ecolix solicita audiência urgente

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025

Noticias1 dia atrás

Ministério Público Eleitoral afirma que houve uso irregular de combustível da prefeitura de Iguatu

Economia1 dia atrás

Chagas Vieira diz que PIB do Ceará em 2024 cresceu quase o dobro do Brasil

Noticias1 dia atrás

Voo com 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou em Fortaleza

Ceará1 dia atrás

Programa Agente Jovem Ambiental oferece 9.591 vagas em todos os 184 municípios do estado

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?

Noticias3 dias atrás

DIREITO E CIDADANIA: A ÁGUA DE TODOS NÓS E A POLUIÇÃO NOS RESERVATÓRIOS PÚBLICOS

Esportes3 dias atrás

Qual a situação do Brasil nas eliminatórias da Copa?

Noticias3 dias atrás

Parlamentares reagiram à decisão do STF que tornou Bolsonaro réu no inquérito sobre o plano de golpe

Noticias3 dias atrás

Guarda municipal é preso por envolvimento em ataques contra empresas de internet

Iguatu3 dias atrás

MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões

Noticias3 dias atrás

Jovem com deficiência intelectual foi vítima de violência, durante abordagem policial

Noticias3 dias atrás

Polo Automotivo do Ceará terá incentivos fiscais federais

Noticias3 dias atrás

Previsão de onda de calor nas regiões litorâneas e no Centro Sul do Ceará

Iguatu4 dias atrás

Roberto Filho ignora decisão judicial ao empregar 483 apadrinhados, burlando concurso público

Videos5 dias atrás

Rompimento de adutora interrompe abastecimento em Iguatu

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/03/2025 – A cidade está sendo limpa. Só coloque o lixo na rua no dia de coleta

Noticias5 dias atrás

Previsão de instabilidade atmosférica e ocorrência de chuvas isoladas, no Ceará

Noticias5 dias atrás

Cientistas cearenses desenvolvem pulseira capaz de identificar alergias a medicamentos e obtêm financiamento de R$ 1,4 milhão

Esportes5 dias atrás

Dez torcedores dos times Ceará e Fortaleza foram presos após briga generalizada, e estão proibidos de frequentar eventos esportivos das duas equipes

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 24/03/2025

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 21/03/2025

Videos1 semana atrás

Câmara de Iguatu aprova criação da ‘casa do autista’ em dia de presença de entidades

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 21/03/2025 – O prefeito anunciou em grande alarde a terceira tentativa de acabar com o lixo em Iguatu.

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 21/03/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 20/03/2025 – O suposto ataque hacker ao SAAE

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.