Ceará
O dia em que uma santa foi presa em Crateús, no Ceará

Os católicos de Crateús, município no sertão cearense, foram estigmatizados durante décadas como os “fiéis que prenderam a santa”. Em 10 de novembro de 1953, a imagem de Nossa Senhora deixou a cidade de Fátima, em Portugal, para circular por dioceses brasileiras. A santa deveria embarcar no mesmo dia em um avião de Crateús para Tauá, também no Ceará, onde devotos a aguardavam, mas a imagem foi impedida de deixar o município pelos milhares de católicos que se aglomeraram para vê-la de perto.
“A cidade estava lotada, nunca tinha se visto uma multidão tão grande em Crateús até então. Veio gente de cidades vizinhas, da zona rural; a pé, a cavalo, que era o transporte da época. Estava todo mundo preparado para ver a santa”, conta o pesquisador Flávio Machado.
O escritor, membro da Academia de Letras de Crateús, conta a história no livro “Crateús – Lembranças que marcaram história” com base em suas lembranças – ele tinha oito anos quando a santa foi “presa” – e em pesquisas nos registros que padres e bispos fizeram sobre o causo. Para ele, o que ocorreu foi um ato de devoção à Nossa Senhora, mas o caso repercutiu de forma sensacionalista, e os católicos da cidade ganharam a fama de carcereiros da santa.
Imagem de Nossa Senhora de Fátima deixou Portugal e passou por cidades cearenses na década de 1950 (Foto: Francisco Leong/AFP)
A santa desfilou pela cidade em um Jeep aberto, do campo de pouso de aeronaves até o Arco de Fátima, no Centro da cidade, inaugurado na data da visita da santa, conforme o registro no livro. Quando chegou à igreja matriz, a fila de fiéis para se aproximar da imagem dobrou quarteirões.
A prisão
A imagem da santa foi impedida de deixar a cidade, em parte, pela vontade de os fiéis a tocarem e se aproximarem. “O povo não se conformou e queria um prazo maior, inclusive as autoridades presentes: o juiz de direito, o promotor de Justiça, João Afonso de Almeida, então prefeito de Crateús, o delegado e outras pessoas influentes”, registra o livro Crateús, lembranças que aquecem o coração. Mas a fama de aprisionamento da santa veio após uma ação do padre da diocese local, padre Palhano Sabóia.
“O padre Palhano queria cumprir o cronograma e mandar logo a santa para Tauá, que era a próxima cidade que a santa devia ir, mas a santa já tinha chegado atrasada a Crateús, e a maioria das pessoas ainda não tinha chegado perto da imagem. Anoiteceu e as pessoas não tinham se aproximado da santa. Os fiéis – que aqui nós temos uma tradição católica muito forte – queriam venerá-la de perto”, lembra Machado.
“Quando anoiteceu e as pessoas ainda não tinham liberado a santa para ir a outra cidade, o aviador que ia levar a santa disse que não tinha mais condições de pousar, porque na pista de pouso de Tauá não tinha iluminação na época. Resultado: a santa teve que pernoitar em Crateús”, explica Machado.
“O padre Palhano ficou irritado”, continua o escritor, “passou um telegrama para o dom José Tupinambá da Frota, bispo de diocese de Sobral: ‘Bispo, o povo está prendendo a santa, não soltam ela da cidade!'”
A prisão da santa frustrou os fiéis de Tauá, que também haviam preparado uma recepção fervorosa e tiveram que aguardar até o dia seguinte para reverenciá-la de perto.
O castigo
Ainda conforme o escritor, a prisão da santa irritou também o bispo, que mandou fechar a igreja de Crateús como forma de castigo por restringir as viagens da santa conforme o cronograma.
“Bispo Tupinambá deixou a igreja fechada por alguns dias e mandou tirar todas as hóstias consagradas do local. O padre Bonfim [então padre da igreja matriz de Crateús], muito triste, foi para paróquia mais próxima, a de Senador Pompeu, deixar as hóstias.”
O fechamento da igreja, no entanto, não foi o pior castigo para os católicos da cidade. Pelas décadas seguintes, os cristãos de Crateús ficariam conhecidos como “os devotos que prenderam a santa”.
A repercussão
-
Videos20 horas atrás
Balaio de Gatos – Edição 02/04/2025 – Ontem teve Audiência Pública! Serviu para que mesmo?
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?
-
Videos7 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?
-
Videos21 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 02/04/2025
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Noticias6 dias atrás
Voo com 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou em Fortaleza