Economia
Número de trabalhadores por aplicativo sobe 25% e atinge 1,7 milhão no Brasil
O número de pessoas que trabalham por meio de aplicativos cresceu 25,4% entre 2022 e 2024, passando de 1,3 milhão para quase 1,7 milhão de trabalhadores — um acréscimo de 335 mil pessoas. Esse crescimento elevou a participação dos chamados “plataformizados” na população ocupada brasileira de 1,5% para 1,9%. A maior parte atua em aplicativos de transporte de passageiros (53,1%) e de entrega (29,3%), sendo que 72,1% estão classificados como operadores de instalação e máquinas, grupo que inclui motoristas e motociclistas.
A pesquisa do IBGE mostra também um alto índice de informalidade entre esses trabalhadores: 71,1%, frente aos 44,3% da população ocupada geral. A maioria (86,1%) atua por conta própria, e apenas 3,2% têm carteira assinada. O estudo identificou que os trabalhadores por aplicativo são, em sua maioria, homens (83,9%), com idade entre 25 e 39 anos (47,3%) e com ensino médio completo ou superior incompleto (59,3%). O Sudeste concentra 53,7% dos plataformizados e é a única região em que a participação desse grupo na força de trabalho (2,2%) supera a média nacional.
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo IBGE, em parceria com a Unicamp e o Ministério Público do Trabalho. Foram considerados apenas trabalhadores que têm os aplicativos como principal meio de geração de renda, excluindo aqueles que usam as plataformas apenas como atividade complementar. Segundo o IBGE, essa escolha não compromete o levantamento, já que apenas uma pequena parcela da população ocupada possui uma segunda ocupação.
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

