Mundo
Novo combustível nuclear pode viabilizar bases espaciais na Lua
A Universidade de Bangor, no País de Gales, está trabalhando em um novo tipo de combustível nuclear para alimentar futuras bases espaciais na Lua. O projeto tem o apoio da Agência Espacial do Reino Unido e da Rolls-Royce, que desenvolverá os microrreatores nucleares.
O combustível é chamado de TRISO, que são partículas de urânio enriquecido, carbono e oxigênio, revestidas por camadas de carbono e cerâmica. Essas partículas são muito resistentes e eficientes, podendo operar em altas temperaturas e suportar a irradiação, a corrosão e a oxidação.
O combustível TRISO é usado em reatores resfriados a gás, que podem ser instalados na superfície lunar. Esses reatores são essenciais para garantir a energia das missões lunares de longa duração, especialmente durante a noite lunar de 14 dias, quando as temperaturas caem para -130 °C.
Os reatores funcionam alimentando as partículas de combustível na parte superior e removendo o combustível irradiado na parte inferior. Eles também têm um mecanismo de segurança que reduz a reação se o calor ficar muito alto. Esse tipo de tecnologia pode permitir uma presença humana permanente na Lua até 2030.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

