Ceará
No Ceará, 15 municípios podem começar a 3ª fase da vacinação contra Covid-19

Veja a lista de municípios que podem começar a vacinar grávidas, puérperas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiências permanentes:
Cariré
Catunda
Chaval
Cruz
Fortaleza
Iracema
Irauçuba
Pindoretama
Porteiras
Quiterianópolis
Sobral
Tamboril
Tarrafas
Tururu
Várzea Alegre
Magda destaca também que o avanço nas fases da vacinação deve trazer maiores reduções de internações e de mortes por Covid-19. Entretanto, não é possível deixar de lado as medidas básicas de prevenção. “As vacinas reduzem a gravidade dos casos, mas até o momento não temos um efeito sobre a infecção. Mesmo a pessoa vacinada pode transmitir e pode se contaminar com o coronavírus. É importante usar máscara, lavas as mãos, usar álcool em gel e evitar aglomerações, especialmente agora com a chegada do Dia das Mães.”
Três vacinas no Estado
Na terceira fase de vacinação contra a Covid-19 no Ceará serão empregados três imunizantes: Coronavac (produzido pelo Instituto Butantan), Astrazeneca/Fiocruz e Comirnaty (produzida pela Pfizer). Todas tem esquema vacinal composto por duas doses, sendo que a segunda dose de Coronavac deve ser aplicada em 28 dias após a primeira e outras duas com intervalo de três meses.
Entretanto, a recomendação da Pfizer são 21 dias. “Estamos seguindo a recomendação do Ministério da Saúde”, aponta Magda. “Temos por base principalmente a experiência do Reino Unido em vacinação. Existem indícios de que com um tempo maior existe uma eficácia maior. Além disso, tanto a Pfizer quanto a Astrazeneca, uma própria única dose já oferece uma eficácia grande e essa segunda dose é um adicional que pode ser dado com maior intervalo de tempo sem prejuízo.”
A secretária expõe ainda que o risco de efeitos adversos das vacinas é “muito baixo, mesmo entre pessoas com comorbidades”. “Temos monitorado as reações. Os riscos das complicações da Covid são muito maiores do que os riscos de tomar a vacina”, enfatiza.
Fonte: O Povo
-
Videos16 horas atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025
-
Videos17 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025