Mundo

Mundo vivencia pelo menos mais 10 conflitos armados além da guerra entre Rússia e Ucrânia; veja locais

Published

on

Disputas diversas, sejam políticas, por território, religiosas, étnicas, dentre outras. Conflitos armados entre países, entre forças dos próprios governos, entre governo e rebeldes ou entre esses últimos e outros grupos não estatais marcam a história. Na atualidade, a guerra da Rússia e Ucrânia é foco, mas no mundo há, ao menos, outros 10 conflitos armados ocorrendo.

Pontos de tensão com milhares de vítimas. Mortes, terror, desespero e fugas. Nesse cenário, a guerra da Rússia e Ucrânia tem dimensão e intensidade maiores?

Diversas organizações e centros de pesquisa no mundo tentam monitorar e trabalhar com estimativas dos combates armados no mundo contemporâneo, que assim como na tensão entre Rússia e Ucrânia, resultam em tragédias humanas.

No atual momento, conforme os dados das instituições mencionadas, ao menos, 6 países vivenciam guerras civis, quando há disputa armada entre pessoas de uma mesma nação.

Informações das três instituições indicam que há conflitos nacionais e internacionais ativos nas regiões da África subsaariana, Oriente Médio, Norte da África, Ásia e Europa. São eles:

Guerra/Guerra Civil

  • Na Líbia
  • No Sudão do Sul
  • No Iêmen
  • Na Etiópia
  • No Afeganistão
  • Na Síria

Conflitos

  • Entre Israel e a Palestina
  • Na Região do Sahel
  • Entre a Turquia e curdos armados
  • Entre Armênia e Azerbaijão

“A LUTA PELO PODER CONTINUA”

“Depois da queda do muro de Berlim, no fim da Guerra Fria e na Guerra do Golfo se acreditou no fim da história. Acreditava-se que com esses fatos teríamos o triunfo da democracia liberal capitalista e o fim dos grandes conflitos, e que a partir dali o mundo entraria numa era de cooperação. Evidentemente que isso não aconteceu”, explica o professor de Direito Internacional da Universidade de Fortaleza (Unifor), Paulo Henrique Portela.

“O mundo continua tendo conflitos, sendo uma seara de desentendimentos, às vezes, de cunho econômico, político, questões religiosas. A luta pelo poder continuou”.
PAULO HENRIQUE PORTELA
Professor de Direito Internacional da Universidade de Fortaleza (Unifor)

Esses conflitos são de várias formas e, além das batalhas em si, ressalta ele, no mundo também existem tensões geopolíticas que, vez ou outra, emergem e podem ter desdobramentos violentos. Como o caso das duas Coreias, da China e de Taiwan, a situaçao do Iraque. Essas crises, acrescenta, “ainda não estão resolvidas”.

Fonte: Diário do Nordeste

DIÁLOGO MAIS PODCAST – O Ódio na Política

EM ALTA

Sair da versão mobile