Brasil

Mulheres indígenas marcham em Brasília por seus direitos e da biodiversidade

Published

on

Cerca de 5 mil mulheres indígenas marcharam pelas ruas de Brasília nesta quarta-feira (13), em defesa de seus direitos e da biodiversidade. A manifestação, que começou no domingo (10), contou com a participação de representantes de diversos povos, biomas e países.

As mulheres protestaram contra o Marco Temporal, que limita o reconhecimento das terras indígenas, e exigiram o fim das violências, da exploração dos recursos naturais e do silenciamento de suas vozes. Elas também reivindicaram acesso à saúde, educação e oportunidades econômicas.

A marcha foi organizada pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e teve o apoio da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, que transmitiu um vídeo do ato em suas redes sociais. A ministra afirmou que as mulheres indígenas são protagonistas na luta pela preservação da vida.

O último dia da marcha também contou com um debate com ministras de Estado e um show de encerramento, com apresentação de artistas indígenas e convidadas.

EM ALTA

Sair da versão mobile