Concursos
MPT determina que BB deve acabar com concursos para cadastro

O Banco do Brasil (BB) e o Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF) firmaram acordo judicial para que o órgão não realize mais concursos exclusivos para formação de cadastro de reserva. As informações são do site do MPT.

O Banco do Brasil (BB) e o Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF) firmaram acordo judicial para que o órgão não realize mais concursos exclusivos para formação de cadastro de reserva. As informações são do site do MPT.
A partir das próximas seleções, o BB deverá informar nos editais uma previsão de vagas disponíveis, que devem representar a real necessidade da empresa.
O G1 procurou o Banco do Brasil, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
A medida é resultado de acordo judicial firmado com o Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF), que havia processado o banco para garantir mais transparência nas seleções da instituição.
No documento, o banco garante o mínimo de 500 candidatos para o edital nº 01/2013, 1.177 para o edital nº 02/2013 e 950 aprovados para oedital nº 03/2012. A previsão é de que 2.627 candidatos aprovados sejam convocados em função do acordo.
O cadastro de reserva poderá continuar a ser utilizado, porém, sem criar falsas expectativas nos candidatos aprovados, que terão direito assegurado, caso estejam dentro do quantitativo inicial previsto.
Para o procurador do Trabalho Carlos Eduardo Carvalho Brisolla, à frente do caso, o acordo é importantíssimo, “por prever a mudança no sistema de convocações do Banco do Brasil, retirando a figura exclusiva do cadastro de reserva.”
Agora, a conciliação segue para homologação na 20ª Vara do Trabalho de Brasília. As ações individuais já protocoladas ou que ainda venham a ser ajuizadas por candidatos interessados não sofrerão consequência.
Último concurso
No edital nº 02/2014, ainda não concluído e que só prevê cadastro de reserva, o Banco do Brasil vai encaminhar, em 90 dias após a homologação do resultado, o número de vagas abertas. Os concursados que estiverem dentro deste quantitativo terão, obrigatoriamente, o direito a nomeação.
O banco se compromete ainda, a respeitar a ordem classificatória de cada concurso regionalizado. A multa por descumprimento é de R$ 300 mil. O prazo para convocação é a validade do próprio edital.
Fonte: G1
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

