Noticias
Morre mulher ianomâmi, fotografada em estado grave de desnutrição

A associação Urihi anunciou ontem a morte da mulher ianomâmi, fotografada em estado grave de desnutrição. Ela tinha 65 anos e era da comunidade Kataroa, onde há a presença de garimpeiros e dezenas de crianças doentes. Os ianomâmis têm sofrido com o garimpo ilegal e casos graves de desnutrição severa, verminose e malárias entre crianças e adultos nos últimos anos. A situação encontrada pelo governo nesse fim de semana fez com que o Ministério da Saúde decretasse emergência de saúde pública na terra indígena ainda na sexta-feira. No local desde segunda-feira passada, um médico da Fiocruz chegou a dizer que o cenário atual é “a pior situação de saúde e humanitária” que já viu. O presidente Lula, que esteve em Roraima no sábado para acompanhar os trabalhos das equipes, disse que vai acabar com o garimpo ilegal.
Cerca de 40% dos ianomâmi foram diagnosticados com malária no ano passado. Durante o governo Bolsonaro, 570 crianças morreram, a maioria de doenças curáveis, como desnutrição e diarreia. A chegada de profissionais de saúde foi bloqueada por garimpeiros da região nos últimos anos.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que vai determinar a abertura de um inquérito policial para investigar os “fortes indícios de crime de genocídio” diante dos “sofrimentos criminosos impostos aos ianomâmi”.
Enquanto isso… Bolsonaro respondeu às falas de Lula, criticando o descaso com os povos indígenas durante seu governo. O ex-presidente chamou as acusações recebidas de “farsa da esquerda” e disse ter prestado 53 milhões de atendimentos de atenção básica aos povos tradicionais em sua gestão.
-
Iguatu5 dias atrás
Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação
-
Noticias7 dias atrás
Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados
-
Noticias7 dias atrás
Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE
-
Americando3 dias atrás
AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés
-
Mundo7 dias atrás
Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV
-
Iguatu3 dias atrás
Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu
-
Mundo3 dias atrás
Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro
-
Noticias3 dias atrás
Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’