Futebol
Ministério do Esporte lança campanha para promover a paz no futebol

O público que esteve presente na noite de terça-feira (5) na Arena Fonte Nova, em Salvador, para assistir ao jogo entre Bahia e São Paulo pela 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, notou que o setor Sudoeste do estádio estava vazio. Esta ação fazia parte da campanha “Cadeiras Vazias” e do “Movimento de Ocupação pela Paz no Futebol”, com o objetivo de promover a paz nos jogos de futebol.
As 384 cadeiras vazias, que tinham camisas de diferentes times sobre elas, simbolizavam as pessoas que perderam a vida devido à violência no futebol entre os anos de 1988 e 2023. Além disso, uma enorme bandeira branca com a frase “A paz vai ocupar” foi estendida na arquibancada.
“A campanha marca um passo importante no combate à violência nos estádios, promovendo o futebol e o esporte como espaço de união e segurança. Queremos que crianças, jovens, adultos e famílias possam torcer juntos e em paz. O objetivo é que o futebol seja um ambiente seguro, onde o amor pelo esporte supere rivalidades. O combate à violência é uma prioridade do Ministério do Esporte e do Governo do presidente Lula”, afirmou o ministro André Fufuca. A campanha foi lançada pelo Governo Federal através do Ministério do Esporte.
A ação contou com a presença de familiares de três torcedores que faleceram devido à violência em estádios brasileiros, incluindo Ettore Marchiano, pai da torcedora palmeirense Gabriela Aneli, que morreu aos 23 anos no dia 8 de julho de 2023. Ele afirmou: “É uma campanha que espero que tenha um efeito bem grande, para que acabemos com tudo o que está acontecendo. O estádio de futebol tem que ser um lugar para a pessoa festejar, comemorar, encontrar os amigos, extravasar e ir embora para casa em segurança”.
A partir desta quinta-feira (7), a campanha “Cadeiras Vazias” será impulsionada nas redes sociais com diversos conteúdos compartilhados por atletas, ex-atletas, clubes, torcidas organizadas, influenciadores e outras personalidades.
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?
-
Videos7 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões
-
Videos2 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Iguatu6 dias atrás
MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu
-
Noticias7 dias atrás
Jovem com deficiência intelectual foi vítima de violência, durante abordagem policial