Brasil

Ministério da Saúde antecipa nova dose da bivalente contra covid 19

Published

on

O Ministério da Saúde anunciou que vai antecipar uma nova dose da vacina bivalente contra a covid-19 para alguns grupos prioritários, devido à detecção de duas novas sublinhagens do vírus no Brasil. A medida visa aumentar a proteção dessas pessoas, que são mais vulneráveis à infecção.

A nova dose será destinada a pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos que tenham sido vacinados há mais de seis meses. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que a vacinação é essencial e que o governo trabalha para oferecer as vacinas mais atualizadas, seguras e eficazes.

Além da vacinação, o Ministério da Saúde também recomendou outras formas de prevenção, como o uso de máscara em locais fechados, evitar aglomerações e procurar atendimento médico em caso de sintomas gripais. A pasta também informou que há um antiviral disponível na rede pública para o tratamento da covid-19 em idosos e imunossuprimidos.

O antiviral é o nirmatrelvir/ritonavir, que deve ser usado logo após o diagnóstico positivo da doença. Segundo o Ministério da Saúde, esse medicamento pode reduzir a carga viral, a inflamação e o risco de complicações da covid-19. O antiviral é aprovado pela Anvisa e faz parte do protocolo de tratamento da covid-19 no país.

EM ALTA

Sair da versão mobile