Brasil
Ministério da Economia prevê crescimento do PIB entre 1,4% e 2,9% em 2023
O Ministério da Economia projetou nesta quarta-feira (9) uma expansão do PIB (Produto Interno Bruto) entre 1,4% e 2,9% em 2023, acima das previsões de mercado para o primeiro ano do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O argumento é que o crescimento estrutural da economia agora é maior do que o verificado no passado recente.
A Secretaria de Política Econômica do Ministério afirmou em um relatório que a persistência de erros de previsão para o PIB brasileiro nos últimos três anos pode indicar uma mudança na tendência de crescimento, o que chama atenção para os efeitos positivos de uma taxa de investimento mais alta no curto prazo.
A atual projeção oficial do governo mostra um aumento de 2,5% do PIB no próximo ano, informação que foi usada na proposta orçamentária enviada ao Congresso, questionada por supostamente superestimar as receitas do país.
Economistas da iniciativa privada calculam que a economia crescerá apenas 0,7% em 2023, de acordo com a mais recente pesquisa Focus, do Banco Central.
A secretaria afirma que os modelos tradicionais de projeções são baseados em observações anteriores e, portanto, podem não responder adequadamente às mudanças estruturais que vêm sendo implementadas desde 2016.
Fonte: R7
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

