Ceará
Medida que troca multa por advertência não deve ser aplicada no CE
Entrou em vigor, no início de julho, a resolução que regulamenta a possibilidade de serem convertidas em advertências por escrito as autuações de infrações leves e médias

Entrou em vigor, no início de julho, a resolução que regulamenta a possibilidade de serem convertidas em advertências por escrito as autuações de infrações leves e médias
cometidas por condutores sem reincidência nos últimos 12 meses. No Ceará, porém, a realidade não deve ser alterada, pelo menos por enquanto.
O artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro e a resolução 404 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) facultam à autoridade de trânsito o entendimento e aplicação da medida. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), a resolução não é aplicada pelo órgão porque não há um entendimento de que essa medida seja educativa e, sim, que ela deseduca os condutores.
Já a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) indicou que “ainda está analisando se irá aplicar a medida”. Apesar de haver a procura de condutores para a transformação da multa em advertência, a medida não era colocada em prática por falta de regulamentação.
Segundo a AMC, dados de infrações cometidas entre 2008 e o primeiro semestre de 2012 apontam que “cerca de 40% dos veículos autuados são reincidentes”.
Demora
Apesar de o CTB ser de 1997, o artigo 267 só passou por regulamentação por meio de resolução de junho de 2012. Na época, a previsão para que a resolução entrasse em vigor era o início deste ano, prazo dado para que os órgãos de trânsito pudessem adequar seus sistemas para efetivar a forma de autuação.
No entanto, em junho deste ano, uma outra resolução, a 442, esticou o prazo para o dia 31 de dezembro de 2013 sob argumento de que o tempo extra seria para os “órgãos e entidades de trânsito adequarem seus procedimentos” aos artigos 9 e 20 da resolução 404.
O artigo 9 versa justamente sobre a penalidade de advertência por escrito. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), as adaptações a serem realizadas pelos órgãos de trânsito são técnicas e não interferem na entrada em vigor, no dia 1º de julho, da resolução 404/2012. Assim, estados que se adequem podem começar a tornar o artigo e a resolução uma realidade para os condutores.
Os dados sobre as autuações de infrações leves e médias em Fortaleza, passíveis de serem transformadas em advertências por escrito, segundo a resolução, foram solicitados à AMC. No entanto, a assessoria de imprensa informou que os dados não poderiam ser disponibilizados.
Desde o início deste ano, a autarquia não disponibiliza dados referentes às infrações e multas na Capital. Segundo a assessoria, a expectativa é publicar um balanço neste segundo semestre.
Serviço
Para ter acesso à resolução do Contran:
migre.me/9Fiim
Saiba mais
Penalidades
Infrações leves: 3 pontos e R$ 85,13 de multa.
Infrações médias: 4 pontos e R$ 53,20 de multa.
Exemplos de Infrações leves: conduzir veículo sem os documentos obrigatórios; usar buzina de forma prolongada e sucessiva sem qualquer pretexto, entre 22h e 6 horas, em locais proibidos pela sinalização.
Exemplos de Infrações médias: estacionar o veículo nas esquinas, onde houver meio-fio rebaixado para entrada e saída de veículos, impedindo a movimentação de outro veículo, em locais e horários proibidos pela sinalização; atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias.
Fonte: O Povo
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025
-
Iguatu7 dias atrás
Justiça Eleitoral de Iguatu declara inelegíveis Rafael Francelino, Antônio Bandeira Junior e Ednaldo de Lavor por abuso de poder em 2024
-
Noticias5 dias atrás
Homem morre atropelado por carreta em Iguatu
-
Iguatu1 dia atrás
Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu