Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Maca 100% cearense protege de doenças infecciosas

Publicado

on

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e o Corpo de Bombeiros criaram uma maca hermética, que está em fase de conclusão, que permite transportar pacientes com o risco baixo de infecção transmissível para os profissionais da saúde.

As áreas da indústria, mecatrônica, telemática e química do IFCE uniram o conhecimento em torno do equipamento que promete levar mais segurança aos profissionais da saúde.

A maca hermética, ou seja, que é inteiramente tapada, de maneira a impedir a passagem de ar, permite transportar pacientes contaminados pela Covid-19 com menos riscos para os profissionais no atendimento em situações deste tipo.

A maca é utilizada hoje pelo Corpo de Bombeiros e tem valor médio de R$ 14 mil. O que o IFCE fez, juntamanente com o Corpo de Bombeiros do Ceará, foi criar um produto com base em um já existente, aperfeiçoando o funcionamento e com um preço bem mais baixo, algo em torno de R$ 8 mil.

O novo modelo é muito mais adequado para evitar contaminação de profissionais da saúde por qualquer síndrome respiratória e para o clima cearense. O sistema de filtrgem e desinfecção dupla também é um diferencial. É preciso oferecer ao paciente ar atmosférico isento de particulas contaminadas.

O protótipo 100% cearense da maca está em fase de conclusão. O equipamento deve estar disponível até o final deste ano.

Fonte: CNews

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA