Brasil
Lula em Bruxelas: de falas precisas a mal entendido em discurso de improviso
Discurso de improviso é sempre um risco. Numa parada para reabastecimento do avião presidencial em Cabo Verde, o presidente Lula visitou seu colega José Maria Neves e agradeceu à África por “tudo que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país”. Segundo ele, uma forma de retribuir ao continente pode ser por meio de transferência tecnológica e ajuda com capacitação de profissionais. Para o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, Lula se expressou mal, mas não errou. “Penso que ele tentou traduzir que, em tudo o que nosso Brasil tem de destacado, de constituinte, é necessário obrigatoriamente o que veio da África, com os africanos”, avaliou.
Sem margem para interpretações foi a fala de Lula sobre Gabriel Boric. Para o brasileiro, o presidente do Chile foi “sequioso” e “apressado” ao criticar a falta de uma posição mais firme contra a invasão da Ucrânia pela Rússia no documento final da cúpula UE-Celac em Bruxelas, atribuindo a opinião do colega à falta de experiência em reuniões internacionais. Boric respondeu ter “respeito infinito e muito carinho” por Lula, mas reiterou sua posição. “Creio que temos que ser muito claros em dizer que estamos em uma guerra de agressão inaceitável”, afirmou.
Enquanto isso… Lula vem fazendo um jogo de “morde e assopra” com a Venezuela. Ao mesmo tempo em que posa para fotos com Nicolás Maduro, encabeça um movimento por “eleições justas” que permitam o fim das sanções ao país vizinho. Por um lado, há a preocupação com a própria imagem, tisnada pelo apoio ao regime de Caracas, por outro, a expectativa do pagamento de uma dívida de R$ 6 bilhões que a Venezuela tem com o Brasil.
Pela primeira vez, o presidente Lula cavou um espaço para marcar um golaço no cenário internacional. Ser o principal mediador que garanta a realização de eleições limpas na Venezuela. Se sair e Lula estiver envolvido, seu nome, e com ele o do Brasil, muda de estatura no mundo.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

