Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Lula acusa Bolsonaro de ter planejado golpe

Publicado

on

O presidente Lula, em entrevista ao jornal espanhol El País, disse não ter dúvidas de que os ataques de 8 de janeiro foram uma tentativa de golpe de Estado articulada por Jair Bolsonaro. “Eu vi tudo pela televisão, eles assaltaram o Palácio do Planalto, houve descaso de quem estava assistindo e entraram no Congresso Nacional, no STF e no Palácio. […] Temos a convicção de que tudo foi organizado por Bolsonaro e sua equipe”, afirmou Lula.

E por falar… Desagradou até aliados de Bolsonaro a explicação de que ele teria compartilhado por engano e sob efeito de morfina um vídeo com mentiras contra o TSE. Segundo Lauro Jardim, além de a tese ser rechaçada por juristas, médicos explicaram que a dose de medicação que consta do laudo entregue à PF, 2mg, não seria suficiente para provocar confusão mental. Em seu depoimento, o ex-presidente disse ainda que compartilhou o vídeo antes de terminar de assisti-lo.

O general Marcos Antônio Amaro dos Santos, responsável pela segurança da então presidente Dilma Rousseff, deve ser nomeado nos próximos dias para a chefia do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A notícia foi dada pelo próprio presidente Lula ontem durante reunião com ministros. Os dois conversaram antes da viagem presidencial à Europa, e Lula acabou não aceitando conselhos para que pusesse um civil à frente da pasta.

Enquanto o general não vem, o ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli, anunciou ontem uma nova leva de exonerações, com 58 nomes. Na véspera, 29 funcionários, a maioria militares, incluindo três dos quatro secretários nacionais, já haviam sido devolvidos a seus órgãos de origem. (Metrópoles)Josias de Souza: “Cappelli realizou em uma semana a limpeza funcional que o general Gonçalves Dias se absteve de fazer em três meses e meio de inoperância. Dos 29 exonerados na quarta, 24 são militares, três policiais, um bombeiro e um paisano. Alguns sobreviveram na folha do GSI mesmo tendo participado, como Dias, do vexame que transformou o Planalto em alvo indefeso durante a invasão criminosa de 8 de janeiro.”
Continue lendo
anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.