Regional

Literatura: Professor do IFCE lança livro sobre a família Gomes

[caption id="attachment_18949" align="alignnone" width="450"]O livro logo seru00e1 disponibilizado em livrarias (Iury Sarmento)[/caption]

Quatro anos de pesquisa do professor doutor Braúlio Gomes resumem 200 anos da família da qual faz parte.

Published

on

O livro logo seru00e1 disponibilizado em livrarias (Iury Sarmento)

Quatro anos de pesquisa do professor doutor Braúlio Gomes resumem 200 anos da família da qual faz parte.

Ou, como ele mesmo diz, é uma base para quem deseja ter acesso às histórias da família e de que maneira seus membros ajudaram a escrever a história do Ceará, além da influência em outros estados, como Paraíba e Rio Grande do Norte. 

O livro “A Saga de Uma Família do Nordeste do Brasil” foi acabado no ano passado, mas o lançamento oficial aconteceu na última sexta-feira, 27, na cidade de Cedro. O evento contou com a presença de muitos convidados, representantes dos Gomes, além de políticos locais e estaduais. 

Pesquisa 

A ideia surgiu enquanto o agrônomo e professor do IFCE campus de Iguatu trabalhava em seu primeiro livro, “Caatinga, espécies lenhosas e herbáceas” (2012), que reúne 256 espécies pesquisadas em uma área de 300 hectares na região Centro-Sul do Ceará. O interesse pela colonização do nordeste fez com que ele buscasse fontes e descobrisse a grande mobilidade social que a família Gomes tinha entre quatro estados: Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A partir daí, a pesquisa começou em registros cartoriais e eclesiais de municípios coloniais onde seus membros atuaram. 

Segundo a antropologia, a colonização se dava pelo prestígio político e econômico dos portugueses bem-nascidos. Já esta era uma família de vaqueiros e pequenos criadores, ferreiros e alguns artesãos. “Uma família de vaqueiros que fez a colonização no nordeste”. As muitas histórias contadas pelo escritor sobre a sua família passam por mais de um século, chegando aos dias de hoje, onde há nomes como o ex-Governador e ex-Ministro da Educação, Cid Gomes. 

Composição

A obra reúne mais de 150 fotos, cartas e textos diversos sobre alguns dos representantes da família Gomes, em seus momentos mais comuns, como o registro de gastos com festas de fim de ano, até a morte de parentes, e o casamento dos Gomes patriarcas. Este é também um registro da força do homem diante das intempéries climáticas, a luta contra a seca e contra a imposição de injustiças por parte dos mais fortes.

O livro começa com a origem da própria organização denominada “família”, que teve e tem muitas possíveis configurações ao longo dos tempos. Logo depois há a explicação do nome da família Gomes, que quer dizer “filho da goma”. Segundo o levantamento do pesquisador, os primeiros “filhos da goma” que aqui chegaram teriam se estabelecido em terras que hoje correspondem aos municípios de Cedro e Lavras da Mangabeira, especificamente na zona rural. 

O relato segue abordando a cultura e relações socioeconômicas no Brasil, capítulo que teve a colaboração de Claudene B. Gomes, esposa de Bráulio e também professora do IFCE. Logo depois, a pesquisa se volta aos movimentos revolucionários e messiânicos, o banditismo e o coronelismo no nordeste. A vida dos vaqueiros nos Sítios Matapasto e Pedra D’água é descrita em seguida, com detalhes da construção das suas moradias. Mais adiante, um mapa hereditário da família cita em detalhes os membros patriarcas a partir de 1820. Antes de expor fotos e textos, o pesquisador dedica um capítulo especial a Donatília, a “Louzinha do Matapasto”. Características como o romantismo e a força são evidenciadas na obra. 

Próprio do Ceará

O Dr. Francisco Jose Pinheiro, ex-secretário de Cultura do Estado, comenta que “o estudo sobre a família Gomes é importante para compreendermos o processo de constituição da formação social do Ceará”. O professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) ainda destaca, em seu comentário sobre a obra, a relevância para a compreensão das alianças que formaram os partidos políticos à época do Império. 

No prefácio, o governador do estado, Camilo Santana, afirma que o livro apresenta uma especificidade do Ceará. “O processo de colonização a partir da família”. Segundo o político, o trabalho apresenta perspectivas de futuro para os descendentes da família Gomes. “…novos capítulos serão criados sempre a partir das experiências e sabedorias dos que vieram antes”.  

 

A Saga de Uma Família do Nordeste do Brasil – 200 anos da Família Gomes

De Bráulio Gomes de Lima – Mossoró-RN: 2014

*O livro ainda não está disponível para compra, mas logo será disponibilizado em livrarias de Juazeiro do Norte, Fortaleza, e no campus do IFCE Iguatu. 

 

EM ALTA

Sair da versão mobile