Política
Lava Jato no Ceará cumpre mandados e investiga doações eleitorais
Fortaleza é uma das três cidades onde a Polícia Federal cumpre 17 mandados de busca e apreensão no âmbito da operação Lava Jato. A investigação é parte da Operação Lava Jato Eleitoral, que começou em 2018 com delação premiada dos executivos do Grupo J & F. A Justiça Eleitoral de Fortaleza também expediu mandados para São Paulo e Salvador.
A fase, intitulada Operação Marquetagem, busca provas sobre condutas supostamente ilícitas de agentes políticos e empresários envolvidos na liberação de créditos tributários pelo Programa de Incentivos às Atividades Portuárias e Industriais do Ceará (Pproapi), em troca do recebimento de vantagem indevida.
Conforme a investigação, os pagamentos somavam R$ 25 milhões e teriam ocorrido a partir da simulação da prestação de serviços publicitários e do uso de notas fiscais frias. Também foram feitas doações oficiais para campanhas eleitorais nos anos de 2010 e 2014.
De acordo com a PF, os investigados poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral, corrupção, lavagem de dinheiro e integrar organização criminosa. A operação foi batizada de Marquetagem em alusão ao significado do termo que define o uso da publicidade distantes dos valores éticos.
Fonte: O Povo
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos

