Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Laboratório de Inovação acelera a transformação digital no Governo do Ceará

Publicado

on

Inovar, transformar e inspirar. Essa é a tríade que norteia o Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará criado para acelerar os projetos do Governo Digital no estado e estimular a cultura de inovação e o uso da ciência de dados na administração pública. Ao apoiar iniciativas de transformação dos órgãos estaduais, utiliza-se de metodologias ágeis e abordagens inovadoras para estruturação e desenvolvimento dos projetos. Todo esse projeto integrado tem um objetivo: entregar serviços públicos mais eficientes e centrados no cidadão.

O marco zero do projeto foi lançado pelo próprio governador, no encerramento do Fórum de Integração e Planejamento do Governo, em setembro de 2019. “Nossa missão é deixar um legado para o estado que amamos e para todos os cearenses, principalmente para as pessoas que mais precisam. A gente tem que ter dados e saber utilizar esses dados, para traçar metas, objetivos e melhorar a qualidade dos serviços prestados para a população. Temos que ter um trabalho integrado e eficiente. Até 2022, por exemplo, nós teremos um Governo Digital no Ceará”, disse Camilo Santana.

Sob gestão da Casa Civil, o Íris nasceu para inspirar pessoas e impactá-las de maneira inovadora. “Precisamos cooperar para inovar e inovar para competir. Estamos em um grande movimento em direção ao um governo conectado com as transformações que o mundo vem passando. E mudar a forma como interagimos com os cidadãos ao praticar as políticas públicas. Não podemos ser donos das coisas, nem ser dono dos dados. Somos hoje o que podemos chamar de incubadora de inovações”, explica o secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Élcio Batista.

Segundo a coordenadora geral do Íris, Jessika Moreira, o laboratório funciona como um ponto de conexão entre as secretarias, no contexto do movimento de Transformação Digital do Governo. “Temos a missão de apoiar e acelerar as iniciativas de inovação dos órgãos estaduais. Utilizaremos metodologias ágeis e abordagens inovadoras para estruturação e desenvolvimento dos projetos”, aponta Jessika.

Afinal, como tudo isso impacta na vida do cidadão?

O Íris está ancorado em três eixos de atuação: Cultura da Inovação, Governo Digital e Ciência de Dados. O primeiro ponto modificará a forma como a administração pública lida com os processos, promovendo uma mudança de dentro para fora na própria prestação de serviço ao cidadão. É aqui onde a relação e a linguagem simples ganham uma nova roupagem, e assumem também a responsabilidade por disseminar conteúdos e formar multiplicadores.

Já o Governo Digital vai transformar o acesso à rede de serviços ao digitalizar os serviços públicos e processos administrativos, reduzindo a burocracia e acelerando sistemas. Por exemplo: uma pessoa que precise de atendimento na rede pública de saúde já pode solicitar um agendamento de consulta sem precisar se deslocar ou enfrentar filas de espera. O mesmo valerá para inscrições em editais e concursos, onde toda inscrição e processos seletivos serão feitos online. Conforme anunciado pelo governador Camilo Santana, a ideia é que daqui a dois anos o Ceará tenha um governo 100% digital.

O terceiro sustentáculo é a Ciência de Dados. Com sistemas tecnológicos cada vez mais integrados, o Governo do Ceará poderá canalizar as demandas de maneira mais específica. Isso significa investir cada vez mais em transparência, ciência, inteligência e estratégia para um retorno de melhor qualidade.

Os dados abertos podem permitir maior transparência, níveis mais altos de confiança dos cidadãos, melhor prestação de serviços públicos e elaboração de políticas mais eficazes.

Vale ressaltar que o laboratório ancora-se no Programa Cientista Chefe, da Funcap (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Por meio do conhecimento, pesquisadores com larga experiência e reconhecimento internacional se debruçam em áreas estratégicas para fazer projeções de crescimento de demanda pelos serviços e orientar o governo no planejamento e no investimento das futuras ações. A principal linha de pesquisa de todos os projetos é o levantamento e a análise de informações através das técnicas de Big Data, conceito computacional que está relacionado com o processamento de grandes e diversificados volumes de dados, no menor tempo possível, para permitir que a partir deles sejam obtidos resultados e soluções no mundo real.

Inovação não é só tecnologia

Embora seja muito associada a dispositivos eletrônicos e a tecnologias, a inovação é um tema amplo e que pode envolver, por exemplo, modernização de processos e busca de soluções que sejam mais simples e de menor custo do que as usualmente empregadas nas ações governamentais. O próprio surgimento do laboratório Íris é considerado uma inovação. Isso porque pela primeira vez na história, o Ceará conta com um Governo que pensou e estruturou uma rede integrada de conhecimento e aceleração de projetos.

Fonte: Governo do Ceará

Continue lendo

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu2 dias atrás

Investigados pedem fim da fase de provas em ação eleitoral de Iguatu e acusam adversários de manipulação processual

Noticias2 dias atrás

Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos

Noticias2 dias atrás

Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil

Noticias2 dias atrás

Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza

Iguatu3 dias atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias3 dias atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias4 dias atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias4 dias atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias4 dias atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento4 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias4 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias5 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias5 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo5 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo5 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes5 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu5 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando5 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias5 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu1 semana atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias1 semana atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias1 semana atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo1 semana atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo1 semana atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias1 semana atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo1 semana atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará1 semana atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.