Ceará
Justiça condena sete supostos integrantes de ‘nova’ facção do Ceará a 81 anos de prisão
Sete indivíduos foram sentenciados a 81 anos de prisão pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas, em virtude de crimes relacionados ao tráfico de drogas e associação para o tráfico. Os réus, André Duarte de Oliveira da Silva, Francisco Sávio Teixeira Araújo, Gabriel Machado Ferreira, José Cleber Moreira Costa, Lindomar de Carvalho Lima, Maria Silvana da Silva Marinho e Vitor Assunção Costa, enfrentarão penas em regime fechado. Notavelmente, dois dos condenados estão atualmente foragidos, e há a possibilidade de recurso contra a decisão.
Os detalhes da elaborada e meticulosa investigação que conduziu à identificação dos membros desse grupo foram revelados em documentos obtidos pela reportagem. Em janeiro deste ano, o Ministério Público do Ceará formalizou denúncia contra 36 indivíduos, supostamente ligados a uma facção criminosa local. As acusações incluíam tráfico de drogas, associação para o tráfico e participação em organização criminosa. Segundo o Ministério Público, a Polícia Civil do Ceará (PCCE) instaurou um Inquérito Policial para investigar o tráfico ilícito de entorpecentes na região da Área Integrada de Segurança 3 (AIS-3).
A denúncia do Ministério Público destaca que as equipes da Delegacia de Narcóticos (Denarc) deram início às investigações. Apesar da relutância da comunidade em fornecer informações, devido ao receio de represálias, os policiais civis perseveraram, realizando diversas visitas aos locais mais críticos. Eventualmente, alguns moradores acabaram por fornecer informações anonimamente.
Conforme registrado nos autos, os informantes narraram aos investigadores da Denarc que, após a prisão de um indivíduo conhecido como ‘Brutus’ (Francisco das Chagas de Sousa Veras) em 2021, a liderança criminosa na região do Bairro Santa Rosa/Pôr do Sol, na Grande Messejana, passou a ser exercida por uma pessoa conhecida como ‘Tom’ (Juslene Batista Sobral). Os levantamentos policiais revelaram que ‘Tom’ é um criminoso com antecedentes, respondendo por diversos delitos, incluindo porte ilegal de arma de fogo e tráfico de entorpecentes.
Ouça nossos Podcasts!
PODCAST MAIS JUSTIÇA – CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA – BPC
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

