Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Iguatu

Jornalista iguatuense oferece biografias por encomenda

Publicado

on

Jornalista Emmanuel Montenegro criou empresa para escrever sobre a trajetória de vida de pessoas e de empreendimentos

Você já pensou em transformar a sua história de vida em um livro? Uma empresa recém-criada oferece o serviço de biografias por encomenda para aqueles que desejam ter a própria vida narrada nas páginas de uma obra, que pode trazer fotos, cartas e documentos antigos. A biografia também pode ser encomendada como um presente para alguém em uma data especial ou, ainda, uma homenagem póstuma. Essa é a proposta das Edições BPM (Biografias, Perfis, Memórias), empresa dedicada ao registro da vida de pessoas comuns e de trajetórias de empresas.

O trabalho tem início após o contato inicial com o contratante, que indica histórias, referências e nomes para as entrevistas. Reunidas as informações, é feita a redação do texto, que segue uma linha de construção baseada no jornalismo literário, estilo que une o texto jornalístico à literatura; em seguida é feita a revisão e diagramação junto com as imagens. O processo de produção do livro envolve ainda pesquisa histórica, design e a impressão, numa jornada que pode durar meses. “Cada projeto é personalizado de acordo com a necessidade da pessoa ou empresa, o tempo que leva para fazer e o preço variam de acordo com a grandeza do trabalho”, explica o fundador da empresa, Emmanuel Montenegro, que é graduado em jornalismo.

Jornalista lançou livro que traz histórias de vida de sua terra natal

Ano passado ele lançou seu primeiro livro, Tramas de Calçada, que traz histórias de vida de sua terra natal, Iguatu, no interior do Estado. “O livro-reportagem traz a história da cidade onde nasci contada com a ajuda da população nas calçadas, além das trajetórias de vida de um grupo de amigas que costumavam se reunir às noites na calçada da casa de uma delas, formando um círculo de amizade que perdura até os dias de hoje”, conta.

Apaixonado pelo passado e por histórias de vida, Montenegro acredita que, cada vez mais, as pessoas se atentam para o valor das obras de não ficção, especialmente as biografias. “É uma forma de preservar histórias e memórias, que tem como função primordial fortalecer os laços afetivos e familiares. No caso das empresas, observando a própria trajetória em um contexto histórico, podem compreender e antecipar mudanças, facilitando a tomada de estratégias e respondendo mais rapidamente a eventos futuros”, afirma.

Além das biografias e livros institucionais, quem chega à BPM a fim de registrar suas memórias, vai encontrar diferentes formatos de publicação, que vão desde o conto biográfico, que narra um episódio marcante da vida da pessoa, como casamento, gravidez, formatura, até a fotobiografia, trazendo fotos e textos curtos. Há a opção ainda dos perfis humanizados, textos que trazem um “recorte” da vida atual da pessoa. “Por que não compartilhar experiências ou homenagear a quem amamos com relatos numa publicação exclusiva?”, indaga Emmanuel. Para quem deseja escrever o próprio livro, a empresa ajuda na revisão e edição do conteúdo.

Dentro desse âmbito de resgate da história, o jornalista mantém na rede social Instagram, desde novembro do ano passado, o projeto de memória Ruas Biográficas, que traz uma biografia resumida das pessoas que denominam as ruas e avenidas da capital cearense.

Mercado

A moda das biografias de anônimos teve início nos Estados Unidos, onde, desde 1995, existe uma associação que já reúne mais de 650 “historiadores pessoais”, como é conhecida a função de quem escreve memórias de vida. Segundo a Association of Personal Historians (Associação de Historiadores Pessoais), há nos EUA cerca de 310 empresas que prestam este tipo de serviço. Em São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia, empresas já investem nas biografias por encomenda, que fazem parte de um nicho de mercado que vem crescendo exponencialmente no Brasil.

Jornalista

Emmanuel Montenegro é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Tem experiência com jornalismo televisivo (TV Diário), online (O POVO Online), assessoria de imprensa (Prefeitura Municipal de Fortaleza). Atua ainda como redator publicitário. É autor do livro-reportagem Tramas de Calçada – uma novela jornalística, lançado em julho de 2014, e do projeto de memória Ruas Biográficas, no ar no Instagram.

Serviço:

Edições BPM – escritas da vida

www.edicoesbpm.com.br

contato@edicoesbpm.com.br

Cel e WhatsApp (85) 996109329

Facebook/edicoesbpm

Instagram: @escritasdavida

Twitter: @edicoesbpm

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias3 horas atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias3 horas atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias3 horas atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento13 horas atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias13 horas atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias1 dia atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias1 dia atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo1 dia atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo1 dia atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes1 dia atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu2 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando2 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias2 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu3 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias5 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias5 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo5 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo5 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas6 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias6 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo6 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará6 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Ceará1 semana atrás

Empresa canadense adquire projetos para explorar metais preciosos no interior do Ceará

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.