Ceará
Jornada para discutir preservação de patrimônios da casa de Antônio Conselheiro está sendo realizada em Quixeramobim
A Casa de Antônio Conselheiro está promovendo até sábado, 31, a primeira Jornada do Patrimônio Cultural e Natural de Quixeramobim, localizada a 212,2 km de Fortaleza. O tema do evento é “O direito à cidade, ao campo e à memória”. Esta jornada é organizada pela Secretaria de Cultura do Ceará (Secult-CE) em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
O objetivo do evento é discutir a preservação e promoção dos bens materiais, imateriais e naturais do município. A curadoria é de Alênio Alencar e Jaiane Sousa.Em nota à imprensa, Alênio Alencar destacou que os momentos da jornada são indissociáveis e integrados. “A proposta da Jornada Imersiva é integrar esses patrimônios a partir do direito, da memória e das formas de proteção, valorizando e promovendo os bens culturais e naturais.”
Os três momentos da Jornada — “O direito à cidade, ao campo e à memória”, “Como proteger a cidade” e “Como promover a cidade” — estão interligados, mesmo sendo realizados separadamente. Alênio enfatiza que a jornada visa “fortalecer o território”, que é rico em diversidade. “Quixeramobim é o município mais antigo do Sertão Central. Estamos pensando em como valorizar e dar visibilidade ao território e às pessoas”, explica.
Pedro Igor, gestor da Casa de Antônio Conselheiro, alerta que o patrimônio material de Quixeramobim está “perdendo seus espaços de memória de forma desenfreada”. Ele conclui que a grande causa da Jornada é “pensar e projetar um futuro que preserve o passado”.
A Jornada também incluiu uma série de oficinas realizadas na semana passada, de 23 a 27 de agosto. Na quinta-feira, 29, ocorreram as oficinas de Educação Patrimonial, ministrada por Nick Wallace, e de Patrimônio e Memória para professores, conduzida por Alênio Alencar.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

