Noticias
James Webb capta imagem de ‘sol criança’ expelindo matéria em forma de jatos
A Nasa divulgou uma imagem impressionante capturada pelo supertelescópio espacial James Webb, na quinta-feira (14). A imagem mostra uma estrela jovem, que pode ser comparada ao Sol em seus primeiros anos, emitindo matéria em forma de dois jatos que se movem em direções opostas.
Essa imagem é considerada única, pois possui uma resolução de 5 a 10 vezes superior a qualquer imagem anterior do mesmo objeto celeste, chamado HH 211.
Os jatos são fenômenos observados em torno de estrelas jovens ou núcleos de galáxias e são formados por material ejetado a velocidades muito altas, criando estruturas alongadas.
Os astrônomos destacam que o HH 211 é comparável ao Sol em sua infância, com uma idade de apenas algumas dezenas de milhares de anos e uma massa representando apenas 8% da massa atual do nosso Sol.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

