Connect with us

Brasil

Intervenção no Rio: Procuradoria diz que mandado coletivo pressupõe que moradores de bairros pobres são ‘naturalmente perigosos’

Publicado

on

Na última segunda-feira, o decreto da intervenção federal na segurança pública do Rio rendeu uma vitória política muito importante ao Palácio do Planalto. Foram 340 votos favoráveis na Câmara dos Deputados – até deputados de partidos de oposição, como PDT, PSB e Rede, apoiaram a proposta. E na noite desta terça, o Senado aprovou definitivamente a medida.

Mas há um lugar a poucos metros do Congresso no qual a iniciativa de Michel Temer (MDB) não foi tão bem recebida: a Procuradoria-Geral da República (PGR).

No começo da noite desta terça-feira, a procuradora Deborah Duprat distribuiu aos colegas um texto no qual faz críticas duras ao decreto, anunciado pelo governo na última sexta-feira. Ela é a chefe da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.

A peça é uma “nota técnica conjunta”, assinada por Duprat e mais três procuradores, incluindo a coordenadora da 2ª Câmara do Ministério Público Federal (que trata da área criminal), Luiza Cristina Fonseca Frischeisen.

Quatro pontos chamaram a atenção dos procuradores, mas as críticas mais duras foram ao ministro da Defesa, Raul Jungmann. No começo da semana, ele defendeu o uso de mandados de busca e apreensão “genéricos”, isto é, destinados a várias casas em uma mesma rua, bairro ou favela.

“Na realidade urbanística do Rio de Janeiro, você muitas vezes sai com uma busca e apreensão numa casa, numa comunidade, e o bandido se desloca. Então, você precisa ter algo que é exatamente o mandado de busca e apreensão e captura coletiva, que já foi feito em outras ocasiões. Ele precisa voltar para uma melhor eficácia do trabalho a ser desenvolvido tanto pelos militares como pelas polícias”, disse.

Para a chefe da Procuradoria dos Direitos do Cidadão, porém, o procedimento é “ilegal”.

Ministro Raul Jungmann

Raul Jungmann (centro, de óculos escuros) deve voltar a comentar o assunto no começo da tarde de hoje | Foto: Tânia Rego/Ag. Brasil

“Mandados em branco, conferindo salvo conduto para prender, apreender e ingressar em domicílios, atentam contra inúmeras garantias individuais, tais como a proibição de violação da intimidade, do domicílio”, diz o texto.

Segundo os procuradores signatários da nota, os mandados contra os moradores de bairros e comunidades seriam uma medida discriminatória. A ideia de um mandado de busca coletivo, diz eles, “faz supor que há uma categoria de sujeitos ‘naturalmente’ perigosos e/ou suspeitos, em razão de sua condição econômica e do lugar onde moram”.

Além disso, algumas autoridades teriam defendido violações aos direitos humanos em entrevistas à imprensa, dizem os procuradores. Acesse a íntegra da nota aqui.

“Os signatários desta nota técnica não a podem concluir sem manifestar sua perplexidade com as declarações atribuídas ao Comandante do Exército (general Eduardo Villas Bôas), no sentido de que aos militares deveria ser dada ‘garantia para agir sem o risco de surgir uma nova Comissão da Verdade’, e ao ministro da Justiça (Torquato Jardim), o qual, em entrevista ao jornal Correio Braziliense, fez uso da expressão ‘guerra'”, diz o texto.

“Guerra se declara ao inimigo externo. No âmbito interno, o Estado não tem amigos ou inimigos. Combate o crime dentro dos marcos constitucionais e legais que lhe são impostos”, conclui.

Deborah Duprat

Deborah Duprat chefiará a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão até maio deste ano | Foto: Ag. Brasil

O decreto de intervenção federal está em vigor desde que foi assinado, na sexta-feira passada. A medida significa que o controle da segurança pública no Rio passa a ser do general do Exército Walter Souza Braga Netto, chefe do Comando Militar do Leste.

A intervenção federal está prevista para durar até o dia 31 de dezembro deste ano. Polícia Militar, Civil, Bombeiros e administração dos presídios estão sob controle de Netto.

Suavização
Nesta terça, o ministro Torquato Jardim (Justiça) suavizou as declarações de Raul Jungmann sobre a necessidade de mandados de busca coletivos.

Segundo ele, pode ser que algumas operações precisem de buscas em vários locais, mas não de forma indiscriminada.

Torquato Jardim

Torquato Jardim (Justiça) tentou amenizar as declarações de Raul Jungmann | Foto: Wilson Dias/Ag. Brasil

“Não há mandado coletivo. Há mandado de busca e apreensão, que conforme a operação, se dedicará a um número maior de pessoas”, disse Jardim.

“O mandado de busca não pode ser genérico, isso a Constituição não permite (…). Portanto, esses mandados de busca e apreensão conterão um número maior ou menor de pessoas em razão do objetivo do inquérito que estará sendo realizado”, disse ele.

A reportagem da BBC Brasil falou com a assessoria de imprensa de Raul Jungmann na noite desta terça-feira, mas não foi possível obter comentários do ministro.

O titular da Defesa deve abordar o assunto novamente nesta quarta-feira, após um evento marcado para as 14h30, em Brasília.

Outras preocupações
Além dos mandados genéricos, há outros três pontos da intervenção que são apontados como motivo de preocupação pelos procuradores signatários da nota técnica:

– O decreto não especifica quais ações serão tomadas, e fixa um prazo longo demais. A Constituição, dizem os procuradores, manda que intervenções deste tipo sejam feitas com “amplitude, prazo e condições” já definidas no decreto. A peça feita pelo Planalto “não cumpre com essa exigência”. A proposta trataria de “competências genéricas” do general Braga Netto, sem detalhar “as providências específicas que serão adotadas”.

– O texto aprovado no Congresso diz que Braga Netto “não está sujeito” às leis estaduais do Rio que entrarem em conflito com o cumprimento dos objetivos da intervenção. Para Duprat e seus colegas, Braga Netto precisa cumprir também as leis locais, integralmente, de modo a respeitar o Poder Legislativo do Rio e a separação de Poderes. A “imunidade” às leis estaduais “violenta um dos pilares do regime democrático e abre grave precedente”, dizem os procuradores.

– Para os procuradores, o general Braga Netto, chefe do Comando Militar do Leste, atuará como um interventor civil, e seus atos devem ser julgados (se for o caso) pela Justiça comum, não pela Justiça Militar. A própria intervenção deve ser considerada civil, e não militar. “Qualquer interpretação que tente vincular o exercício da função de interventor com o desempenho de função estritamente militar será inconstitucional”, diz a nota técnica.

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão é o braço do Ministério Público que existe para representar os cidadãos frente aos órgãos públicos, protegendo direitos individuais e também aqueles chamados de “direitos coletivos” e “difusos”, isto é, que dizem respeito a grande número de pessoas.

Soldados na favela Kelson's, Zona Norte do Rio

Para os procuradores, as falas ‘colocam sob suspeita os propósitos democráticos’ da intervenção | Foto: Fernando Frazão/Ag. Brasil

Deborah Duprat foi nomeada para a chefia do órgão por Rodrigo Janot, antecessor de Raquel Dodge no comando do Ministério Público Federal. Ela foi também vice-procuradora-geral na gestão de Roberto Gurgel (2009-2013).

A reportagem da BBC procurou Duprat por meio da assessoria de imprensa na noite desta terça-feira, mas não conseguiu contato com ela.

Tiroteio
A peça assinada por Duprat é a primeira manifestação oficial do Ministério Público Federal sobre a intervenção federal no Rio de Janeiro. Mas desde que o tema começou a ser discutido, vários procuradores já fizeram críticas à iniciativa do Palácio do Planalto nas redes sociais.

“Se essa autorização (dos mandados de busca) for dada, será bom usá-la também em buscas coletivas nas avenidas Paulista e Luís Carlos Berrini, em SP, na avenida Vieira Souto, no Rio, e no Lago Sul, em Brasília. Afinal, a lei é para todos”, escreveu o procurador Wellington Saraiva no Twitter, citando endereços nobres de Rio, São Paulo e Brasília.

“Imaginem um mandado de busca e apreensão genérico no setor de mansões em Brasília para combater a corrupção. Não dura duas horas antes do STF (Supremo Tribunal Federal) cassar. Se não vale para os ricos, não vale para os pobres”, argumentou um procurador da Lava Jato, Carlos Fernando dos Santos Lima, no Facebook.

Fonte: BBC

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias4 horas atrás

Polícia Militar apreende três armas de fogo, munições e um simulacro em Quixelô

Ceará4 horas atrás

Incêndio de grandes proporções assusta moradores de Cariús

Noticias4 horas atrás

Pastor grava vídeo na estrada momentos antes de morrer em acidente no Ceará

Ceará4 horas atrás

Acabou em pizza: população se farta após Câmara rejeitar denúncia contra prefeito sumido há 8 meses

Brasil15 horas atrás

Relatório do governo revisa receitas e despesas para 2023 e mostra aumento nos gastos previdenciários

Ceará16 horas atrás

Ceará supera média nacional de carros por habitante, aponta estudo da CNM

Mundo17 horas atrás

Empresa dos EUA testa vacina inovadora contra o HIV em humanos

Ceará19 horas atrás

Qair Brasil investe R$ 50 milhões em usina de Hidrogênio Verde no Ceará

Ceará19 horas atrás

No Ceará, morcegos e saguis compartilham variante do vírus da raiva, alerta estudo

Brasil20 horas atrás

Receita libera consulta ao quinto lote de restituição do IRPF 2023

Mundo21 horas atrás

Receita Federal certifica Mercado Livre e Shopee no Programa Remessa Conforme

Brasil22 horas atrás

STF vai julgar no plenário físico a descriminalização do aborto até 12 semanas

Brasil22 horas atrás

Parceria entre BB e BID financia projetos de bioeconomia e infraestrutura sustentável na Amazônia

Ceará1 dia atrás

Motorista de app tem carro roubado, é abandonado na estrada e caminha 2 km para pedir ajuda, no Ceará

Iguatu1 dia atrás

Homicídio brutal na Vila Centenário: Jovem é morto a facada

Ceará1 dia atrás

Homem escapa de roubo por conhecer os ladrões e manda ‘joinha’

Noticias1 dia atrás

Morre Walewska Oliveira, ex-jogadora de vôlei e campeã olímpica

Ceará1 dia atrás

Cientistas do CE buscam moléculas do mar para tratar câncer, diabetes e bactérias super resistentes

Brasil2 dias atrás

Produtos de origem animal impulsionam recorde da pecuária brasileira em 2022

Brasil2 dias atrás

Arrecadação federal cai pelo terceiro mês seguido e é afetada por mudanças tributárias

Brasil2 dias atrás

Rio de Janeiro ganha maior galeria de arte urbana da América Latina

Brasil2 dias atrás

Yanomami denunciam tortura de crianças por garimpeiros em Roraima

Brasil2 dias atrás

CNPq abre 50 vagas para analista em ciência e tecnologia

Ceará2 dias atrás

Condec aprova incentivos fiscais e projeta 4 mil vagas de empregos no Ceará

Brasil2 dias atrás

Onda de calor sufocante coloca oito estados em alerta vermelho

Brasil2 dias atrás

BC corta Selic em 0,50 p.p e iguala menor nível desde 2022

Mundo2 dias atrás

Flows: o novo recurso do WhatsApp Business que permite que você faça tudo pelo aplicativo

Mundo2 dias atrás

Reino Unido aprova Lei de Segurança para Redes Sociais

Mundo2 dias atrás

Mulher tem braços e pernas amputados após comer peixe mal passado

Brasil2 dias atrás

Cristo Redentor ‘veste’ a camisa da campanha ‘Doe de Coração’, da Fundação Edson Queiroz

Noticias4 horas atrás

Polícia Militar apreende três armas de fogo, munições e um simulacro em Quixelô

Ceará4 horas atrás

Incêndio de grandes proporções assusta moradores de Cariús

Noticias4 horas atrás

Pastor grava vídeo na estrada momentos antes de morrer em acidente no Ceará

Ceará4 horas atrás

Acabou em pizza: população se farta após Câmara rejeitar denúncia contra prefeito sumido há 8 meses

Brasil15 horas atrás

Relatório do governo revisa receitas e despesas para 2023 e mostra aumento nos gastos previdenciários

Ceará16 horas atrás

Ceará supera média nacional de carros por habitante, aponta estudo da CNM

Mundo17 horas atrás

Empresa dos EUA testa vacina inovadora contra o HIV em humanos

Ceará19 horas atrás

Qair Brasil investe R$ 50 milhões em usina de Hidrogênio Verde no Ceará

Ceará19 horas atrás

No Ceará, morcegos e saguis compartilham variante do vírus da raiva, alerta estudo

Brasil20 horas atrás

Receita libera consulta ao quinto lote de restituição do IRPF 2023

Mundo21 horas atrás

Receita Federal certifica Mercado Livre e Shopee no Programa Remessa Conforme

Brasil22 horas atrás

STF vai julgar no plenário físico a descriminalização do aborto até 12 semanas

Brasil22 horas atrás

Parceria entre BB e BID financia projetos de bioeconomia e infraestrutura sustentável na Amazônia

Ceará1 dia atrás

Motorista de app tem carro roubado, é abandonado na estrada e caminha 2 km para pedir ajuda, no Ceará

Iguatu1 dia atrás

Homicídio brutal na Vila Centenário: Jovem é morto a facada

Ceará1 dia atrás

Homem escapa de roubo por conhecer os ladrões e manda ‘joinha’

Noticias1 dia atrás

Morre Walewska Oliveira, ex-jogadora de vôlei e campeã olímpica

Ceará1 dia atrás

Cientistas do CE buscam moléculas do mar para tratar câncer, diabetes e bactérias super resistentes

Brasil2 dias atrás

Produtos de origem animal impulsionam recorde da pecuária brasileira em 2022

Brasil2 dias atrás

Arrecadação federal cai pelo terceiro mês seguido e é afetada por mudanças tributárias

Brasil2 dias atrás

Rio de Janeiro ganha maior galeria de arte urbana da América Latina

Brasil2 dias atrás

Yanomami denunciam tortura de crianças por garimpeiros em Roraima

Brasil2 dias atrás

CNPq abre 50 vagas para analista em ciência e tecnologia

Ceará2 dias atrás

Condec aprova incentivos fiscais e projeta 4 mil vagas de empregos no Ceará

Brasil2 dias atrás

Onda de calor sufocante coloca oito estados em alerta vermelho

Brasil2 dias atrás

BC corta Selic em 0,50 p.p e iguala menor nível desde 2022

Mundo2 dias atrás

Flows: o novo recurso do WhatsApp Business que permite que você faça tudo pelo aplicativo

Mundo2 dias atrás

Reino Unido aprova Lei de Segurança para Redes Sociais

Mundo2 dias atrás

Mulher tem braços e pernas amputados após comer peixe mal passado

Brasil2 dias atrás

Cristo Redentor ‘veste’ a camisa da campanha ‘Doe de Coração’, da Fundação Edson Queiroz

Videos5 meses atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS 📻 08/05/2023

Videos5 meses atrás

REPRISE – MAIS JUSTIÇA 05/05/2023

Videos5 meses atrás

📻 AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS 📻 04/05/2023

Videos5 meses atrás

📻 AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS 📻 04/05/2023

Videos5 meses atrás

📻 AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 📻 05/05/2023

Videos5 meses atrás

📻 AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 📻 04/05/2023

Videos5 meses atrás

📻 AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 📻03/05/2023

Videos5 meses atrás

⚽️AO VIVO – ESPORTE SHOW 24/04/2023⚽️-DAVILA HELEN

Videos6 meses atrás

DIÁLOGO MAIS – 01/04/2023

Videos6 meses atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 27/03/2023⚽️- HERMESON, CICERO CUSTÓDIO E EFRAIM

Videos6 meses atrás

MAIS SAÚDE – 25/03/2023

Videos8 meses atrás

📻 AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 13/01/2023 📻

Videos11 meses atrás

⚖️ AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 28/10/2022 ⚖️

Videos1 ano atrás

⚖️ AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 02/09/2022 ⚖️

Videos1 ano atrás

⚖️ AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 27/05/2022 ⚖️

Videos1 ano atrás

⚖️ AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 06/05/2022 ⚖️

Videos1 ano atrás

⚖️ AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 20/01/2023⚖️

Videos1 ano atrás

⚖️ AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 01/04/2022 ⚖️

Noticias6 anos atrás

SAIU NA MAIS – AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS

Videos6 anos atrás

📻 AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 📻 25/04/2023

Videos6 anos atrás

⚽️AO VIVO – ESPORTE SHOW 31/03/2023⚽️- DAVILA HELLEN

Brasil7 anos atrás

Entenda as Acusações do Impeachment

Noticias7 anos atrás

Pronunciamento de Dilma contra golpe proibido pela justiça Esquerda Valente

Brasil7 anos atrás

Ato pela democracia ao vivo no Rio

EM ALTA

Fechar Propaganda
Fechar Propaganda