Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Brasil

Instituto reivindica R$ 3 bilhões de redes sociais, por falta de limites no uso por menores

Publicado

on

A Justiça de Minas Gerais analisará duas ações que reivindicam R$ 3 bilhões de filiais do TikTok, Kwai e Meta, movidas pelo Instituto de Defesa Coletiva. A entidade argumenta que não há recursos suficientes para evitar o uso indiscriminado das redes sociais por menores, conforme relatado pela Reuters.

As petições solicitam a implementação de mecanismos claros de proteção de dados e campanhas de conscientização sobre os riscos da exposição excessiva às mídias sociais. O instituto menciona diversas pesquisas que associam o uso de redes sociais a danos à saúde mental de crianças e adolescentes.

Entre os recursos propostos estão a proibição de criação de contas por menores, limites diários de uso, restrições à publicidade relacionada a influenciadores e jogos de azar, além da proibição de reprodução automática de conteúdos, como reels.

A 1ª Vara Cível da Infância e da Juventude da Comarca de Belo Horizonte informou à Reuters que, inicialmente, promoverá uma audiência de conciliação. O Ministério Público e as empresas envolvidas serão ouvidos antes da reunião, que ainda não tem data marcada.

O valor solicitado para indenização por danos morais coletivos será destinado a um fundo de proteção ao consumidor focado em crianças e adolescentes, além de projetos de prevenção à hiperconectividade nas plataformas digitais.

Além disso, foi informado que a nova “Conta Adolescente” do Instagram será lançada no Brasil em breve, limitando automaticamente quem pode contatar adolescentes e o conteúdo que eles visualizam. Menores de 16 anos poderão alterar as configurações apenas com autorização dos pais.

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias17 horas atrás

Suspeito de se passar por governador Elmano afirma que solicitação de dinheiro foi apenas uma brincadeira

Noticias17 horas atrás

Sindicato dos Comerciários de Iguatu e Região confirma regras para o feriado do Dia do Trabalho (1º de Maio)

Iguatu17 horas atrás

TCE nega liminar à Ecolix e mantém processo instaurado pela Prefeitura de Iguatu

Ceará1 dia atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará1 dia atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará1 dia atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias2 dias atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias2 dias atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu2 dias atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu5 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias6 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias6 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias6 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando6 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu7 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias7 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias7 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias7 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias1 semana atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias1 semana atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias1 semana atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.