Ceará
Inmet alerta para baixa umidade em 139 municípios do Ceará
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (20), um alerta de “grau de severidade” para 65 municípios e “perigo potencial” para outras 74 cidades do Ceará. O aviso é válido até às 18h desta quarta-feira (21). Com o tempo mais seco, há um risco maior de incêndios florestais e danos para a saúde humana. Os avisos de baixa umidade do órgão são frequentes em áreas distantes do litoral cearense e com pouca altitude principalmente nos meses de setembro, outubro e novembro.
Na classificação de “grau de severidade”, a umidade relativa do ar varia entre 20% e 12%. As regiões dentro desta classificação são: Sertão dos Inhamuns, Centro-Sul e Cariri.
Já no “potencial perigo”, a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%. As regiões dentro desta classificação são: Sertão Central, Vale do Jaguaribe e Ibiapaba.
A lista de cidades pode ser acessada no site do Inmet.
Cuidados
Quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%, a OMS recomenda que a exposição ao sol e a realização de atividades físicas devem ser menor. Neste período, o Ministério da Saúde indica também o aumento da hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco.
Entenda
A umidade relativa do ar é a razão, expressa percentualmente, entre a quantidade de umidade atmosférica, num determinado local, em certo momento e numa dada temperatura, e a quantidade de umidade que estaria presente se o ar estivesse saturado.
Quanto mais baixa se apresenta a umidade relativa do ar, se pode dizer que mais seca (com menos vapor d’água) se encontra a massa de ar.
Fonte: G1 CE
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

