Iguatu

Iguatuenses mostram insatisfação com a água fornecida pelo SAAE

Published

on

Há cerca de um mês, a água que sai de muitas torneiras tem coloração turva e exala forte cheiro. Moradores de Iguatu estão insatisfeitos com a qualidade da água fornecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto, SAAE.

Moradora do Conjunto Habitacional Novo Iguatu, no bairro Cohab A dona de casa Kely Silva apara um pouco de água no balde para mostrar a tonalidade da água que chega à casa dela. “Fico com medo que a agua possa afetar a saúde dos meus filhos. Faz tempo que a água chega desse jeito”, disse.

O problema começou há pouco mais de um mês quando mudou o sistema de abastecimento de Iguatu que antes recebia água do açude Trussu. Hoje o município recebe agua dos sistemas de captação dos poços rio Jaguaribe e do Aquifero Julião. A reclamação parte também de moradores de outros bairros que utilizam água pelo SAAE. “Acordo cedo para coar a água com o pano, muitas vezes de madrugada”, contou a dona de casa Paula do Nascimento.

Resposta

De acordo com informações do SAAE, na última semana foram coletadas amostras da água tanto nos poços do aquífero Julião, na área de captação do Jaguaribe, na Vila Neuma e vários outros pontos, inclusive na casa de moradores. Todas as amostras foram encaminhadas para análise técnica em Fortaleza.

O diretor técnico da autarquia, Edval Lavor informou ainda que não sabe o que vem provocando essa mudança de tonalidade (turbidez) na água. A autarquia atende mais de 33 mil usuários. A autarquia direto acredita que alguma reação química acontece depois que a água é distribuída e rechaça possibilidade de contaminação.

Por Thiedo Henrique

EM ALTA

Sair da versão mobile