Conecte-se conosco

Saúde

Hábitos saudáveis podem evitar cânceres mais comuns

Publicado

on

Hábitos saudáveis e alimentação adequada podem evitar um em cada três casos dos tipos de câncer mais comuns. Entre as neoplasias do aparelho digestivo, o estilo de vida saudável poderia evitar no Ceará mais de mil novos casos de câncer de estômago, cólon e reto, esôfago e cavidade oral, que devem somar 3.220 novos casos em 2018 no Estado, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O número representa 19% de todos os 16.730 novos casos de câncer estimados para este ano, exceto de pele não melanoma.

O câncer de estômago terá o terceiro maior número de casos novos no Ceará em 2018, o primeiro entre homens e mulheres (1.320 casos), depois do câncer de próstata (2.730 casos) e de mama feminina (2.200 casos). A infecção por Helicobacter Pylori compreende a causa mais fortemente associada ao aumento no risco para o desenvolvimento de câncer de estômago. Entre os demais fatores ambientais, estão os hábitos nutricionais, como dietas ricas em alimentos defumados ou conservados no sal, a obesidade, o consumo de álcool, em grandes quantidades, e de tabaco. Por outro lado, a ingestão de frutas e verduras, cereais e frutos do mar tem sido relatada como fator de proteção.

Com 940 casos estimados para 2018 no Ceará, o câncer de cólon e reto é uma doença multifatorial influenciada por fatores genéticos, ambientais e relacionados ao estilo de vida. A incidência é maior em países com hábito alimentar rico em consumo de carnes vermelhas e carnes processadas, pouca ingestão de frutas, legumes e verduras, alta prevalência de obesidade e sobrepeso, inatividade física, consumo de álcool e tabagismo. O câncer de cólon e reto possui relevância epidemiológica em nível mundial, uma vez que é a terceira neoplasia maligna mais comumente diagnosticada e a quarta principal causa de morte por câncer.

Em comum com os demais cânceres de origem digestória, os padrões dietéticos são de relevante importância para o desenvolvimento do câncer de esôfago. A estimativa é o aparecimento de 480 casos novos desse tipo de câncer no Ceará em 2018. A ingestão de bebidas quentes, dietas pobres em frutas e vegetais frescos, o aumento do consumo de alimentos em conserva, de churrasco, o consumo de álcool e de fumo, bem como o fator obesidade, estão associados ao aumento do risco. Câncer da cavidade oral, também com 480 casos estimados, tem como fatores de risco mais conhecidos o tabaco e o consumo excessivo de álcool.

Qualidade de vida

Estudos realizados pelo Inca revelaram que 13 entre 100 casos de câncer no Brasil estão relacionados ao excesso de peso (sobrepeso e obesidade), principalmente devido à má alimentação e falta de atividade física. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que 57,1% da população adulta do Ceará apresentou excesso de peso, enquanto a obesidade atingiu 18,7% da população total. “As escolhas alimentares são muito importantes”, diz Vilma Oliveira, nutricionista do Núcleo de Atenção Primária (Nuap) da Secretaria da Saúde do Ceará. “Enquanto alguns alimentos podem ajudar a proteger o corpo contra a doença, outros podem aumentar o risco de desenvolver câncer”, alerta.

A alimentação inadequada é classificada como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida, sendo responsável por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil. No lançamento da Estimativa 2018 – Incidência de Câncer no Brasil, no início deste mês, Luciana Maya, nutricionista da Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev/Inca), destacou que não há alimentos milagrosos e que o desafio é promover o reconhecimento social de que o câncer é uma doença prevenível por meio da alimentação e nutrição.

Cerca de um terço dos cânceres mais comuns podem ser evitados através de mudanças de estilo de vida. “Existe uma ligação clara entre o estilo de vida e as doenças não transmissíveis, de modo que a mudança de comportamento é fundamental para a prevenção e o controle de doenças não transmissíveis”, reforça Vilma Oliveira. Uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, podem prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo.

“A prevenção do câncer engloba ações que objetivam reduzir os riscos de ter a doença e impedir que ela se desenvolva”, diz Vilma Oliveira. “Isso inclui mudanças no estilo de vida por meio da adoção de um modo de vida saudável e evitar a exposição a substâncias causadoras de câncer”, completa. Alimentação saudável protege contra o câncer.

Dicas de prevenção

– Uma dieta rica em fibras, composta de alimentos como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, grãos e sementes, além da prática de atividade física regular, previne o câncer colorretal.

– A recomendação é consumir, no mínimo, cinco porções, ou seja, 400g por dia de vegetais, sendo duas porções de frutas e três de verduras e legumes sem amido, como cenoura, couve-flor, berinjela e tomate.

– Deve-se evitar o consumo de carnes processadas como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru, visto que podem aumentar a chance de desenvolver câncer.

– As substâncias presentes na fumaça do processo de defumação, os conservantes (como os nitritos e nitratos) e o sal podem provocar o surgimento de cânceres de estômago e intestino (cólon e reto).

– Deve-se evitar o consumo de quantidades acima de 500 gramas de carne vermelha por semana.

– Cerca de um terço de todos os casos de câncer podem ser evitados com alimentação saudável, manutenção de peso corporal adequado e exercícios físicos.

– O excesso de gordura corporal contribui para a formação e a progressão de diversos tipos de câncer, entre eles o do intestino (cólon e reto).

– Deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

– Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Mundo12 horas atrás

Donald Trump anuncia tarifa de 10% sobre todos os produtos brasileiros

Ceará12 horas atrás

Mulheres representam a maioria da população, no estado do Ceará

Videos20 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 02/04/2025 – Ontem teve Audiência Pública! Serviu para que mesmo?

Videos21 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 02/04/2025

Noticias21 horas atrás

Espetáculo Gólgota, encenado pelo Grupo Populart, celebra 32 anos em 2025

Noticias2 dias atrás

Mês de março de 2025 apresentou chuvas dentro da média histórica no Ceará

Noticias2 dias atrás

Criminosos incendeiam caixão durante velório no Ceará, carbonizando o corpo

Noticias2 dias atrás

Estudante universitário tem perna amputada após ser atingido por motorista embriagado em Juazeiro do Norte

Ceará3 dias atrás

Ceará deu início, nesta segunda-feira, 31, à campanha de vacinação contra a influenza

Ceará3 dias atrás

Enel Ceará solicitou a antecipação da renovação de concessão por mais 30 anos

Noticias3 dias atrás

ChatGPT ganhou 1 milhão de novos usuários em apenas uma hora após viralizar com seu recurso de geração de imagens

CeLelebridades3 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: Caminhei em um jardim de ipês

Noticias3 dias atrás

Justiça Eleitoral declara inelegibilidade de candidato iguatuense acusado de negociar apoio com traficante

Economia3 dias atrás

MEIs precisam cumprir uma nova exigência para a emissão de nota fiscal

Ceará3 dias atrás

Ceará apresenta tendência a extremos de temperatura nas regiões do Cariri, Jaguaribana e litoral

Noticias3 dias atrás

Várzea Alegre: Dois homens atropelaram uma adolescente enquanto faziam manobras perigosas em moto

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025

Iguatu5 dias atrás

Ministério Público de Iguatu investiga contratação sem licitação de empresa de limpeza urbana e Ecolix solicita audiência urgente

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025

Noticias6 dias atrás

Ministério Público Eleitoral afirma que houve uso irregular de combustível da prefeitura de Iguatu

Economia6 dias atrás

Chagas Vieira diz que PIB do Ceará em 2024 cresceu quase o dobro do Brasil

Noticias6 dias atrás

Voo com 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou em Fortaleza

Ceará6 dias atrás

Programa Agente Jovem Ambiental oferece 9.591 vagas em todos os 184 municípios do estado

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?

Noticias1 semana atrás

DIREITO E CIDADANIA: A ÁGUA DE TODOS NÓS E A POLUIÇÃO NOS RESERVATÓRIOS PÚBLICOS

Esportes1 semana atrás

Qual a situação do Brasil nas eliminatórias da Copa?

Noticias1 semana atrás

Parlamentares reagiram à decisão do STF que tornou Bolsonaro réu no inquérito sobre o plano de golpe

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.