Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Mundo

Grupo Hamas aprova acordo de trégua mediado por Egito e Catar

Publicado

on

O grupo Hamas anunciou, nesta segunda-feira (18), que aceitou uma nova proposta de cessar-fogo na guerra com Israel, apresentada pelos mediadores do Egito e do Catar. A informação foi inicialmente divulgada por agências internacionais e confirmada por Basem Naim, alto representante do grupo, em uma publicação no Facebook. Segundo ele, “o movimento deu sua aprovação à nova proposta apresentada pelos mediadores”. Até o momento, o governo de Israel não se pronunciou oficialmente sobre a aceitação do acordo.

De acordo com uma fonte oficial egípcia ouvida pela agência Reuters, a proposta prevê uma suspensão das operações militares na Faixa de Gaza por 60 dias. Nesse período, está prevista a libertação de metade dos reféns israelenses mantidos pelo Hamas, em troca da soltura de prisioneiros palestinos. A proposta seria semelhante a uma anteriormente apresentada pelo enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, que já havia recebido sinal verde por parte de Israel.

Com o avanço das negociações, o chanceler egípcio, Badr Abdelatty, afirmou que o Egito está preparado para integrar uma força internacional que possa ser enviada a Gaza. No entanto, ele destacou que essa participação dependeria de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, com um mandato claro e respaldo político. Abdelatty também reiterou o compromisso do Egito em apoiar iniciativas internacionais voltadas para a criação de um Estado Palestino.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA