Ceará
Grávida internada com quadro grave de Covid conhece filha mais de 50 dias após o parto

Laços que se formam no primeiro olhar, no primeiro toque e carinho. Assim é construído o relacionamento entre mãe e filho. Para Maria Lurdiany, 36, estes primeiros momentos tiveram que esperar, mas, felizmente, chegaram. A comerciante ficou mais de 50 dias internada e quase 20 em coma, no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, após contrariar o novo coronavírus. Ela só conheceu o rosto da pequena Diany Hadassa, que nasceu em 21 de maio, 43 dias após o parto. O momento aconteceu de forma virtual, em 26 de junho.
O tão aguardado toque, no entanto, só foi possível no último dia 7, quando a mãe pôde, finalmente, segurar a filha nos braços pela primeira vez, exatos 51 dias após dar à luz. “Quando vi minha filha, fiquei emocionada e chorei”.
“Estou aguardando com grande expectativa o dia de poder ver minha filha pessoalmente outra vez e de poder trazê-la para nossa casa”.
Residente em Ubajara, onde mora com o esposo, Maria Lurdiany deu entrada no HRN, referência para casos de alta complexidade, em 18 de maio. Por conta do estado grave da doença, ela precisou ser reanimada pelos profissionais e passar por um parto de emergência, em 21 de maio, quando nasceu a pequena Diany, às 17h. “Tive o privilégio de poder vê-la pessoalmente, na ocasião em que recebi alta do hospital. Sou muito grata a Jeová Deus, aos profissionais do HRN e ao meu esposo, que em nenhum momento me abandonou”, conta.
Vileimar Alves, pai de Diany, lembra que a esposa começou a sentir os sintomas da Covid-19 em 8 de maio.
“No dia seguinte, a gente já foi ao hospital de Ubajara e depois pro São Camilo, em Tianguá. Depois, ela foi transferida para a emergência do Regional Norte e chegou a ficar entubada durante 19 dias”.
Felizmente, tudo correu bem. “Agora, minha esposa está tratando as sequelas da doença, que são graves. Por ela ser hipertensa, a Covid-19 agravou bastante o quadro. Viemos para casa, em Ubajara, terça-feira (7)”. Já a pequena, continua internada na Unidade de Cuidados Intensivos do HRN recebendo cuidados por ter nascida prematura extrema, com 28 semanas. “A nossa filha ficou no hospital, mas todo dia recebo notícias da equipe do HRN. Vou ficar indo à unidade para vê-la uma vez por semana até que ela receba alta”, relata Alves.
Covid-19 e Gravidez
A criança não foi infectada pelo novo coronavírus e está sendo acompanhada pelas equipes do HRN. A médica obstetra do HRN, Eveline Valeriano, lembra que a gestação é um fator de risco de complicação nos casos da Covid-19. “Pesquisas iniciais indicavam que pacientes no ciclo gravídico puerperal não pareciam ter maior risco de desenvolver sintomas graves pela Covid. Mas, surgiram publicações mais recentes afirmando que pode sim aumentar os riscos tanto para mães como para os bebês”, explica.
Segundo ela, isso pode ser explicado pela imunodeprimida da paciente, situação própria desse período, que leva à modificações fisiológicas no organismo materno. “Lurdiany foi internada com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com falta de ar, necessitando ser entubada. A rápida decisão médica para realizar o parto permitiu a recuperação dela. Foi necessário também que a mãe permanecesse alguns dias internada em UTI e depois na clínica médica para que a alta fosse segura”.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes
-
Videos7 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025
-
Videos2 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025
-
Videos7 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025
-
Iguatu6 dias atrás
Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu