Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Política

“Governo não tem resposta para perguntas simples sobre Previdência”, critica oposição

Publicado

on

Em novo comparecimento à Câmara dos Deputados para tratar da reforma da Previdência nesta quarta-feira (8), o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi, mais uma vez, duramente confrontado pela oposição a respeito dos argumentos utilizados em defesa da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 6/2019, nome técnico da reforma.

Ele está sendo ouvido desde o período da tarde na primeira reunião de debate da comissão especial da PEC. Em sua exposição, Guedes reproduziu o discurso feito anteriormente a respeito do tema e disse que o regime atual de Previdência estaria “condenado à falência”.

Ele afirmou que haveria “disfunções evidentes em todas as modalidades” e citou a situação do funcionalismo público, dos militares, de estados e municípios e do RGPS, acrescentando que a reforma irá ajudar a combater privilégios e equacionar desigualdades.

“A forma mais perversa do sistema atual é a forma de financiamento. [Pela PEC] quem vai ter que pagar mais e ficar mais tempo no mercado de trabalho são exatamente os mais favorecidos”, disse.

Na ocasião, o líder da oposição, Alessandro Molon (PSB-RJ), comentou um estudo feito pelo analista financeiro Márcio Carvalho, doutor em matemática aplicada pela Universidade do Colorado (EUA), segundo o qual a fórmula de cálculo que o governo está utilizando para embasar a reforma dos trabalhadores do regime privado estaria equivocada.

De acordo com a análise, as pessoas que trabalharem mais e, por consequência, contribuírem mais para a Previdência Social receberão benefícios menores do que os de quem contribuir menos, considerando as regras propostas pela PEC.

“Como é que vamos confiar no governo, nas suas projeções, premissas, análises, se ele não consegue acertar nem numa fórmula matemática?”, questionou o líder.

A identificação de Carvalho – que foi confirmada, por exemplo, pelo financista Fábio Galo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em reportagem do jornal Correio Brasiliense – combate o argumento que vem sendo utilizado pelo governo de que a PEC acaba com privilégios.

A esse respeito, o ministro não deu resposta detalhada e informou que iria verificar. Ele disse ainda que o governo pretende “fazer o melhor” e que o parlamento confiasse na proposta trazida pela PEC.

“São respostas muito genéricas, sem qualquer base matemática, sem dados técnicos, sem critérios objetivos que pudessem tranquilizar os brasileiros, portanto, as minhas preocupações saem daqui reforçadas. Eu saio daqui mais preocupado com o futuro da Previdência brasileira do que eu estava, porque percebo que o governo não tem resposta pra perguntas simples, básicas e necessárias”, criticou Molon, em entrevista ao Brasil de Fato.

Guedes também foi confrontado, por exemplo, pela líder da minoria, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que defendeu o modelo atual do sistema previdenciário em detrimento da capitalização, novidade proposta pelo governo.

“Esse modelo [atual] é absolutamente sustentável, porque ele é quatripartite. Ele não apenas tem a contribuição dos trabalhadores, dos empregadores e da União – porque a União está na Constituição como contribuidora e ela nunca passou de um terço, mesmo nos momentos de maior crise, nunca passou de 29% –, mas também tributa o capital através das contribuições sociais que são colocados sobre faturamento e lucro das empresas. A substituição proposta quer dizer para o cidadão o seguinte: nada disso mais contribui para sustentar a Seguridade Social brasileira e agora vai ser você, cidadão, você sozinho”, comparou.

Ela também destacou a relação entre o alto índice de desemprego no país – que atinge atualmente 13,4 milhões de pessoas, segundo o IBGE – e o discurso oficial em torno da reforma, segundo o qual a PEC iria provocar a geração de empregos e recuperar a economia nacional. A deputada ressaltou que a crise econômica vem se ampliando no atual governo e apontou e que a reforma tende a piorar o panorama.

Em resposta, Guedes destacou que a crise e a situação atual da Previdência seriam culpa dos governos do PT, pelo fato de a sigla ter ficado 13 anos no poder.

“Ele não respondeu nada porque não tem resposta pra dar. Fica colocando a culpa nos outros porque não tem proposta. Ele é um provocador, fica fazendo disputa ideológica”, criticou a líder, em conversa com o Brasil de Fato.

Fonte: Brasil de Fato

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Ceará9 horas atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará9 horas atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará10 horas atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias1 dia atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias1 dia atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu1 dia atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu4 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias5 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias5 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias5 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando5 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu6 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias6 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias6 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias6 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas6 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias7 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias7 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias7 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos1 semana atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.