Brasil

Governo Federal vai prorrogar o Desenrola por mais três meses

Published

on

O programa Desenrola, que permite a renegociação de dívidas negativadas entre 2019 e 2022, será prorrogado pelo governo federal até março de 2024. O anúncio foi feito hoje (06) pelo secretário de Reformas Econômicas, Marcos Barbosa Pinto, que também informou que o acesso à plataforma do programa será facilitado, sem a necessidade de ter uma conta Gov.br prata ou ouro.

Segundo o secretário, o objetivo é beneficiar toda a população que tem dívidas de até R$ 20 mil e que pode obter descontos e parcelamentos com a garantia do Fundo Garantidor de Operações (FGO), que cobre eventuais calotes. O ministério está discutindo com os bancos e a B3 uma solução de segurança que mantenha o grau de confiabilidade da plataforma, mas que elimine o requisito da conta prata ou ouro, que pode ser um entrave para algumas pessoas.

Pinto disse que o programa, que terminaria no dia 31 de dezembro, foi um sucesso e surpreendeu o volume de renegociações à vista. Ele afirmou que o governo vai enviar uma Medida Provisória ao Congresso Nacional na próxima semana para estender o programa por mais três meses, aproveitando os recursos que ainda restam no FGO.

Após o período de extensão, o secretário disse que o governo estuda manter a plataforma do Desenrola no ar, mas sem a garantia do FGO, para que credores e devedores possam continuar a negociar suas dívidas. Ele disse que a plataforma é um legado que fica para a sociedade, pois facilita o encontro entre as partes, que muitas vezes é caro dado o valor das dívidas.

EM ALTA

Sair da versão mobile