Ceará
Explosão em fábrica de oxigênio não vai prejudicar o abastecimento do produto no Ceará
O governador Camilo Santana afirmou na noite deste sábado (24) que o abastecimento de oxigênio para a rede hospitalar do estado não vai ser comprometido pela explosão da fábrica da empresa White Martins. “Isso de forma alguma vai prejudicar o abastecimento de oxigênio no estado do Ceará”, afirmou. Disse ainda que a Secretaria da Saúde do estado esteve em reuniões nesta tarde com representantes da White Martins para garantir que não haja problemas no fornecimento de oxigênio para os pacientes de Covid.
A White Martins divulgou nota afirmando que as instalações afetadas não produzem oxigênio e são destinadas apenas ao enchimento de cilindros. A produção de oxigênio líquido no estado não foi comprometida e a empresa está buscando alternativas para o enchimento dos cilindros. Ao mesmo tempo, a empresa se solidarizou com as vítimas e concluiu dizendo que está dando apoio às vítimas e colaborando com as autoridades.
Mais cedo, o prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira (PDT), havia tranquilizado a população afirmando que não há risco de desabastecimento de oxigênio a hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município.
“Nós não temos risco de desabastecimento de oxigênio em qualquer que seja o cenário com o episódio que aconteceu lá na empresa White Martins. Os tanques dos nossos hospitais são abastecidos pelo (pela unidade) Pecém e as nossas UPAs, que têm usina de oxigênio, já foram abastecidas esta semana”, disse o prefeito.
A ocorrência deixou cinco pessoas feridas e assustou moradores do Bairro Carlito Pamplona. O oxigênio é usado para tratamento de pacientes com Covid-19.
Explosão e feridos
Uma explosão foi registrada na empresa White Martins, localizada na Avenida Francisco Sá, no Bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, na manhã deste sábado (24), por volta das 10h. Ambulâncias do Samu foram acionadas para o local. Cinco pessoas ficaram feridas, conforme o Corpo de Bombeiros. Três foram transferidas para o Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro da capital.
Segundo o IJF, os pacientes têm 19, 43 e 45 anos e todos se encontram estáveis, em avaliação clínica, acompanhados pelas equipes multiprofissionais do hospital e realizando exames de imagem. As outras duas pessoas atingidas tiveram ferimentos leves e foram liberadas.
A White Martins é uma das maiores fornecedoras de oxigênio hospitalar do Brasil e além da capital cearense, possui uma unidade instalada em Manaus. O governador Camilo Santana lamentou o ocorrido em publicação nas redes sociais e adiou o anúncio do novo decreto de isolamento social no Estado.
“Nossa equipe da Secretaria da Saúde também acompanha a questão do fornecimento de oxigênio, para evitar problema de desabastecimento nos equipamentos de saúde. Estou acompanhando os fatos e torcendo pela rápida recuperação das vítimas”, publicou Camilo.
Em nota, a empresa confirmou a ocorrência de um incidente em sua unidade de Fortaleza. Afirmou que equipes da empresa estão se deslocando para o local e prestarão mais informações quando possível.
O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, estava indo acompanhar a vacinação, quando soube da explosão e foi ao local para colher mais informações. Ele se manifestou pelas redes sociais sobre o acidente. “Estive há pouco na avenida Francisco Sá, na sede da Fábrica White Martins, onde aconteceu uma explosão na manhã deste sábado (24). O Corpo de Bombeiros já fez o isolamento da área, está orientando a população a ficar dentro de suas residências e junto com a Defesa Civil está inspecionando os imóveis da região”.
Disse ainda que também mantém contato com a empresa, para acompanhar a questão do fornecimento de oxigênio. “Já estamos em contato com a White Martins para avaliar as medidas que serão necessárias para garantir o fornecimento de oxigênio aos nossos pacientes”.
A área foi isolada pelo Corpo de Bombeiros, por prevenção contra possíveis riscos de novas explosões. A operação está sendo comandada pelo tenente coronel Valdyano, sob a orientação do comandante dos Bombeiros Militares da Capital, tenente coronel Gledson.
Fonte: G1 CE
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias2 semanas atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

