Brasil
Expectativa de vida ao nascer no Brasil aumenta para 76,4 anos, segundo IBGE
A expectativa de vida ao nascer no Brasil atingiu 76,4 anos em 2023, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (29).
A expectativa de vida ao nascer no Brasil atingiu 76,4 anos em 2023, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (29). Esse aumento representa um ganho de 0,9 ano em relação a 2022, quando a expectativa de vida era de 75,5 anos. Esses números refletem uma tendência de melhoria nas condições de saúde e qualidade de vida no país.
A expectativa de vida ao nascer é um importante indicador utilizado para diversos propósitos, incluindo o cálculo do fator previdenciário, que influencia os valores das aposentadorias dos trabalhadores sob o Regime Geral de Previdência Social. Esse fator considera a expectativa de vida para determinar o tempo de contribuição e o valor dos benefícios previdenciários, impactando diretamente a vida financeira dos aposentados no Brasil.
Além disso, a expectativa de vida ao nascer é um parâmetro fundamental para a formulação de políticas públicas de saúde, planejamento de recursos e desenvolvimento de programas voltados para o bem-estar da população. O aumento na longevidade é um reflexo das melhorias na assistência médica, saneamento básico, acesso a medicamentos e qualidade de vida dos brasileiros ao longo dos anos.
Esses avanços são fruto de esforços contínuos em diversas áreas, desde a promoção de hábitos saudáveis até a implementação de tecnologias médicas avançadas. Com isso, espera-se que a tendência de aumento na expectativa de vida continue, trazendo benefícios tanto sociais quanto econômicos para o país.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Iguatu2 semanas atrásARTIGO – Enéas, Trump e o fim da paz armada

