Conecte-se conosco

Ceará

Expansão do ensino superior no interior do Ceará se fortalece com novas obras

Publicado

on

Uma das marcas da atual gestão cearense para o ensino superior é a interiorização. O Governo do Ceará atua nos processos de implantação de dois novos campi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), um da Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e um da Universidade Regional do Cariri (Urca), com grande investimento em construção e reforma de prédios.

“A expansão do ensino superior no interior do Estado se materializa com a criação de novos campi das nossas três universidades estaduais (Uece, Urca e UVA), espalhados em várias regiões cearenses, possibilitando uma educação de qualidade e promovendo o desenvolvimento econômico e social, com mais empregos qualificados”, ressaltou o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda.

Depois da entrega do campus da Ibiapaba da UVA, em São Benedito, um dos próximos municípios a receber uma unidade de universidade estadual é Quixeramobim, com a Uece. O novo equipamento da Uece no Sertão Central vai ampliar as oportunidades de acesso dos jovens do interior à rede pública estadual de ensino superior. A obra ficará sob a responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP) e está com a abertura do certame licitatório para a construção marcado para o próximo dia 14, na Comissão Central de Concorrência da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

“Em 2022, vamos iniciar a construção do novo Campus de Quixeramobim com toda a estrutura necessária para atender a população do Sertão Central. Os benefícios já começam durante a obra por conta da geração de empregos. Mas depois de concluído, o novo Campus Universitário da Uece vai contribuir para a formação acadêmica e pesquisa que são importantes para desenvolvimento tecnológico e econômico da região onde está inserido”, relata o superintendente adjunto de edificações, Celso Lelis.

(Foto: Reprodução)

O novo campus da Uece vai ofertar inicialmente dois cursos presenciais na área da saúde: Medicina e Enfermagem. Atualmente, a Universidade dispõe de nove cursos de graduação EAD em Quixeramobim: Administração Pública, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Computação, Educação Física, Geografia, História, Pedagogia e Química.

O terreno destinado ao empreendimento tem área de 60 mil m² e está localizado na rodovia CE-060. Depois de concluído, o complexo terá aproximadamente 29 mil m² de área edificada. O projeto inclui bloco de salas de aula, bloco de laboratórios, biblioteca, auditório, ginásio, espaço de convivência, administração, sala da coordenação e sala dos professores.

A Uece atualmente tem dois projetos de expansão de novos campi, um em Canindé e outro em Quixeramobim. Em Canindé, as atividades devem ter início em março de 2022, em um prédio cedido pela prefeitura até que a estrutura do novo campus seja construída. Nesta unidade serão ofertados inicialmente dois cursos de graduação: Administração e licenciatura em Pedagogia.

Segundo a pró-reitora de Graduação da Uece, Maria José Camelo Maciel, os vários investimentos feitos em saúde, entre eles, o Hospital Universitário do Ceará, e o projeto de expansão da rede hospitalar para o interior do Estado, colocam em destaque a importância da ciência e do ensino superior como pilares fundamentais de sustentação de tais empreendimentos e para a sustentação das políticas públicas sociais. Nessa direção, a transformação do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) em Hospital Universitário, tendo a Uece como instituição de formação profissional e de desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico, constitui uma iniciativa de ampliação e de sustentabilidade dos investimentos realizados na região do Sertão Central.

(Foto: Reprodução)

“A Faculdade de Ciências da Saúde de Quixeramobim será implantada dentro de um conceito de sustentabilidade e desenvolvimento, impulsionando a cadeia produtiva da área de saúde na região. Então, todos esses aspectos fazem com que o projeto de implantação da unidade da Uece de Quixeramobim seja realmente uma iniciativa muito promissora”, afirma a pró-reitora de graduação da Uece, Maria José Camelo Maciel.

Os novos cursos
A implantação de novos campi no interior favorece a disseminação da formação superior, tornando as macrorregiões mais independentes da capital por produzirem boa parte da mão de obra especializada que é necessária para o seu desenvolvimento econômico.

A previsão é que os cursos sejam escolhidos de acordo com a vocação econômica de cada região. Na Urca, além de Medicina e Turismo, que já constaram no último vestibular da instituição, deve ser implantado inicialmente o curso de Arquitetura.

(Foto: Reprodução)

No Campus da Uece, em Canindé, estão previstos os cursos de Administração e Pedagogia. Em Quixeramobim, após a implantação dos cursos de Medicina e Enfermagem, a expectativa é que no futuro sejam implantados outros cursos de bacharelado. Com o campus da UVA implantado em São Benedito com bacharelado em Administração e licenciatura em Pedagogia, o outro campus, em Camocim, terá cursos definidos de acordo com a demanda produtiva do polo.

Uece
A Universidade Estadual do Ceará tem hoje 13 campi. São três em Fortaleza: Itaperi, Fátima e 25 de Março, que inclusive está sendo reformado e ampliado. Outros dez estão no Interior: Limoeiro do Norte, Quixadá, dois em Iguatu, Crateús, Itapipoca, Tauá, Pacoti, Guaiúba e Mombaça. Os cursos do interior são, em maioria, licenciaturas. Os bacharelados, hoje concentrados em Fortaleza, terão a oferta ampliada no Interior dentro do projeto de expansão da Universidade.

Os 84 cursos presenciais são divididos entre licenciaturas e bacharelados, os quais são distribuídos entre os turnos manhã, tarde e noite. A Uece também conta com 12 cursos na modalidade EAD, ofertados em 31 polos espalhados por todo o Estado.

Fonte: Governo do Ceará

PODCAST DIÁLOGO MAIS – A violência contra o idoso

 

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias1 dia atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

Noticias1 dia atrás

Alunos de ‘cursinhos populares’ receberão uma bolsa de R$ 200 para apoiar sua permanência nos estudos

Noticias1 dia atrás

Trecho da BR-116 no Ceará terá tráfego em sentido único

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro

Iguatu2 dias atrás

Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu

Noticias2 dias atrás

Governo Trump pode solicitar aos países que escolham entre a China e os EUA

Noticias2 dias atrás

Operação especial pretende reforçar a segurança durante os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes

Noticias2 dias atrás

Consumidores do Ceará terão uma redução média de 2,1% na tarifa de energia elétrica

Iguatu3 dias atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu3 dias atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias3 dias atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias3 dias atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias3 dias atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias3 dias atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias3 dias atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias1 semana atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu1 semana atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu1 semana atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias1 semana atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará1 semana atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo1 semana atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia1 semana atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu1 semana atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias1 semana atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.