Brasil

Exame de sangue que detecta Alzheimer precoce chega ao Brasil

Published

on

Um exame de sangue simples que pode ajudar a identificar a doença de Alzheimer em estágio inicial já está disponível no Brasil. O teste, chamado de ‘PrecivityAD2’, custa R$ 3,6 mil e ainda não é coberto pelos planos de saúde.

O ‘PrecivityAD2’ mede a concentração de duas proteínas no sangue que estão relacionadas ao Alzheimer: a beta-amiloide e a tau. Essas proteínas se acumulam no cérebro dos pacientes com a doença e podem ser detectadas no sangue antes do aparecimento dos sintomas.

O teste deve ser solicitado por um médico e o resultado sai em cerca de 20 dias. O exame está disponível nas unidades da marca Fleury em São Paulo e deve ser expandido para outras unidades do grupo em breve.

O ‘PrecivityAD2’ não é um exame de rotina, mas sim um exame de diagnóstico. Ele deve ser feito por pacientes que já tenham sinais e sintomas de comprometimento cognitivo, como perda de memória, confusão mental, dificuldade de linguagem ou alteração de humor. O teste pode auxiliar o médico a confirmar ou descartar o Alzheimer e a definir o melhor tratamento.

EM ALTA

Sair da versão mobile