Ceará

Estudante tem local de prova do Enem a 260 km de distância após confusão com nome de cidade

Published

on

Lucas Vinícius Lobato da Silva, um estudante de 17 anos de Fortaleza, foi designado para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a 262 quilômetros de sua casa devido a uma confusão entre o nome de seu bairro e uma cidade no interior do Ceará.

O erro foi descoberto na terça-feira (24), quando os locais de prova foram divulgados para os candidatos que farão o exame nos dias 5 e 12 de novembro.

De acordo com América Lobato, mãe de Lucas, durante a inscrição para o Enem, foi informado que o jovem morava no Bairro Varjota, em Fortaleza. No entanto, ao verificar o local da prova, descobriu-se que ele havia sido designado para fazer as provas na cidade de Varjota, que tem o mesmo nome do bairro.

“Quando o local da prova foi divulgado, apareceu que seria na cidade de Varjota. Não houve erro na inscrição, colocamos Bairro Varjota e a cidade de Fortaleza”, afirmou América Lobato.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi questionado sobre o erro indicado pela mãe do estudante e se há possibilidade de corrigir o local da prova, mas não respondeu até a última atualização desta reportagem.

Segundo a mãe, o estudante do 3º ano do Ensino Médio, que aspira cursar medicina ou direito, decidiu desistir de participar do Enem deste ano por causa da distância e do tempo de deslocamento de mais de 3 horas entre as duas cidades.

“Pagamos por aulas, cursinho, aulas de redação; seria a segunda vez dele no Enem. Ele ficou triste ao saber desse erro e acabou se desmotivando”, disse a mãe do estudante.

EM ALTA

Sair da versão mobile