Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

ESA-CE oficializa com a Uece convênio de mestrado profissional para juristas

Publicado

on

A Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) oficializou ontem, 1º de setembro, convênio que oferece a advogadas e advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) dez vagas em curso de mestrado profissional em Planejamento e Políticas Públicas ofertado neste semestre pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece).

É a primeira vez que a ESA-CE oferece mestrado em parceria com uma universidade local. Contudo, a instituição planeja, em breve, celebrar outros convênios com outras universidades públicas e privadas. “Uma grande dificuldade, no Ceará, é termos cursos de mestrado voltados para a advocacia, para o aprendizado, com um custo acessível”, disse Átila Gomes, diretor adjunto para a Jovem Advocacia da ESA-CE e egresso do curso de mestrado da Uece.

Além das dez vagas destinadas a juristas vinculados à OAB, foram reservadas dez para promotores de justiça estaduais, dez para juízes de direito e cinco para ampla concorrência entre servidores públicos do Judiciário do Ceará, totalizando 35 vagas. “Esse curso envolve temáticas multidisciplinares estritamente ligadas ao nosso cotidiano profissional”, compreende Gomes.

A ESA-CE detalha que o mestrado objetiva “formar profissionais com capacidade teórico-analítica e operacional para compreender e atuar nas diferentes fases do processo de planejamento e gestão pública”. Devem ser trabalhadas linhas de pesquisa como Avaliação de Instituições; Programas e Projetos Institucionais; Desenvolvimento de Tecnologias Sociais; Estado, Democracia e Participação Social; Família, Gênero e Geração; Planejamento e Gestão de Políticas Públicas; e Políticas Sociais e Desigualdades.

Eduardo Pragmácio Filho, presidente da ESA-CE, entende que “uma turma que une integrantes da advocacia, do ministério público, da magistratura e servidores, inspira a nós, estudiosos do direito, uma nova vertente de trabalho e um maior alcance às soluções de temas práticos através da avaliação de políticas públicas”.

Além do ganho em conteúdo, a ESA-CE cita outros provenientes do intercâmbio: “trocas culturais, publicação de artigos em revistas científicas e realização de seminários. “São os pilares que formam a Justiça que estão interagindo”, acrescenta Átila Gomes.

As inscrições para o curso de mestrado profissional em Planejamento e Políticas Públicas tiveram início no último dia 20 de agosto e encerraram oito dias depois. O resultado dessa pré-seleção deve ser divulgado sexta-feira, 4, de acordo com edital. Depois disso, nas etapas 1 e 2 da seleção, os candidatos devem se submeter a uma prova dissertativa e a uma série de entrevistas, avaliação do anteprojeto de dissertação e análise do currículo lattes.

Mestrados futuros

Sobre a possibilidade de promover outros mestrados para o ensino jurídico, Átila Gomes adiantou ao Seu Direito que a ESA-CE tem dialogado com universidades locais e de outros estados. A ideia, segundo o advogado, é de “que possamos fazer essa ponte de interação, de intercâmbio, provavelmente com a modalidade de ensino a distância. Está no nosso radar”.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos19 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias19 horas atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias19 horas atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos20 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu20 horas atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu4 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias4 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias4 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias4 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando5 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu5 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias5 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias5 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias5 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas6 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias6 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias6 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias6 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos6 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades7 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia7 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias7 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo7 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.