Artigo
Entre Olhares: Acontescências do dia a dia

Resolvi conversar com você, leitor e leitora deste espaço de reflexão das coisas mais corriqueiras que acontecem no dia a dia. Quero relatar algumas observações que fiz no decorrer da semana que passou, quando estive aproveitando o recesso do meu trabalho para resolver problemas domésticos. É impressionante como as coisas se acumulam e aí a gente tem que acelerar o passo para colocá-las em dia para evitar dessabores.
Precisei dos serviços de uma vidraçaria. Excelente experiência. Fui educada e prontamente atendido. De quebra, tive a sorte de encontrar uma senhora que trazia o retrato de uma bebê, extraído de calendário, para colocar numa moldura. Simpática e de voz meiga retrucou: “não tive filhos e nem tenho netos. Achei linda essa menina e vou colocar num quadro para guardar de lembrança. Todo mundo já me perguntou se era minha neta”.
Emocionou-me. Fiquei a pensar sobre a questão da solidão e as inúmeras estratégias para driblá-la que a inteligência humana faz uso para aliviar o sofrimento. Os resolutores dos problemas das vidas alheias certamente podem bradar: “por que ela não adota, tanta criança abandonada precisando; por que ela não cria um cachorrinho (a), tanto animal sem dono”. Para mim a resposta é simples: por que é um direito dela curtir e resolver os problemas dela da maneira que quiser.
Precisei de serviços odontológicos. Sempre procuro um PROFISSIONAL que foi meu contemporâneo na época de estudante universitário. Compartilhamos uma diretoria da saudosa UNIDUS. Pessoa da melhor estirpe. Mais uma vez, fui prontamente atendido. Fiquei surpreso com o custo total do tratamento, pois acreditava que sairia por um preço exorbitante. Muito pelo contrário, ficou dentro das possibilidades do meu orçamento. Felicidade!!!!!!!!!!!
Precisei adquirir uma série de materiais de construção para dar continuidade à edificação dos espaços litúrgicos necessários ao bom funcionamento do Abassá Axé Ogum Onirê. É impressionante como podemos economizar e negociar preços e descontos quando o pagamento é à vista. Vale a pena pechinchar. Nalguns casos temos a possibilidade de economizar mais de 40% do valor a ser pago parcelado. Fica a dica: junte o dinheiro e compre à vista. Sai melhor.
Precisei de serviços médicos. Como nem tudo são flores, a experiência foi menos agradável. Mesmo pagando à vista um valor aproximado a 47% de um salário mínimo, o cidadão ou a cidadã fica refém da mercê da boa vontade do “profissional”. Depois de mais de uma hora de espera do horário estabelecido para o inicio do atendimento, sem qualquer explicação para tanta demora, desisti. A sensação é de frustração. Desrespeito. Desânimo. Por que não dizer: raiva!
Desencontros e imprevistos são possíveis de acontecer. Por uma questão ética, PROFISSIONAL, respeito ao Código de Defesa do Consumidor, atenção ao cliente, valorização do tempo do cliente (que também é ocupado, tem o que fazer, tem compromissos a cumprir) é cabível, pelo menos, acionar auxiliares para dar satisfação, justificar o que está acontecendo, cabendo ao cliente continuar esperando ou não, caso tenha outras obrigações a fazer.
Na sociedade cujo Modo de Produção de Riqueza é o Capitalismo, a moeda circulante não tem credo, não tem cor, não tem cheiro, não tem sexo, não tem convicções filosóficas, não tem gênero, não tem classe social, não tem etnia, não tem grau de instrução. Ela por si só se basta! E se o teu mantra e razão de viver é acumulá-la, então faça-o com destreza, competência e compromisso. Teu amo e senhor é quem está com ela na mão para entregá-la. Respeite-o! Obedeça-o! É regra!
Não é a primeira vez que me refiro a esta questão dos maus prestadores de serviço de Iguatu que desrespeitam o consumidor. Ignoram o seu Código de Defesa. Privilegiam uns em detrimento de outros, com justificativas vãs, que demonstram a ignorância, o desrespeito, a falta de educação, a falta de profissionalismo, a falta de compromisso, a soberba exacerbada, a empáfia, a petulância. Para mim comportamentos desta natureza beira ao asco, dignos de desprezo.
Para a realização de um FELIZ ANO NOVO é mais do que necessário um FELIZ COMPORTAMENTO NOVO, com FELIZES ATITUDES NOVAS, com um NOVO PROFISSIONALISMO, tendo como parâmetro a ANTIGA ÉTICA e a obediência às Leis que vigoram neste país. CUMPRA-SE!!!!!!!!!!!!!!!!!!
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025
-
Noticias7 dias atrás
Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará
-
Ceará7 dias atrás
Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache
-
Iguatu2 dias atrás
Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação
-
Noticias4 dias atrás
Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados
-
Noticias4 dias atrás
Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE