Noticias
Em 10 anos, número de trabalhadores de app dispara 170%, diz Banco Central
O número de brasileiros que trabalham por meio de aplicativos de transporte e entrega tem crescido de forma constante nos últimos anos. Entre 2015 e 2025, enquanto a população ocupada no país aumentou cerca de 10%, o total de trabalhadores vinculados a essas plataformas subiu 170%, passando de aproximadamente 770 mil para 2,1 milhões de pessoas.
Nesta quinta-feira (25), o Banco Central divulgou uma análise sobre os impactos desse modelo de trabalho no mercado brasileiro. Os dados, incluídos no Relatório de Política Monetária do terceiro trimestre de 2025, comparam cenários com e sem a presença dos aplicativos. O estudo aponta que a popularização dessas plataformas influenciou diretamente indicadores como a taxa de participação na força de trabalho, o nível de ocupação e a taxa de desemprego no país.
Apesar do avanço expressivo, a representatividade dos trabalhadores de aplicativos ainda é considerada limitada. Segundo dados da PNAD Contínua, entre 2015 e 2025, a participação desse grupo na população ocupada passou de 0,8% para 2,1%. Já entre a população em idade de trabalhar (14 anos ou mais), o índice foi de 0,5% para 1,2% no mesmo período.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Ceará2 semanas atrásNova reestruturação dos Correios pode provocar mudanças no serviço e nas agências do Ceará

