Noticias
Em 10 anos, número de trabalhadores de app dispara 170%, diz Banco Central
O número de brasileiros que trabalham por meio de aplicativos de transporte e entrega tem crescido de forma constante nos últimos anos. Entre 2015 e 2025, enquanto a população ocupada no país aumentou cerca de 10%, o total de trabalhadores vinculados a essas plataformas subiu 170%, passando de aproximadamente 770 mil para 2,1 milhões de pessoas.
Nesta quinta-feira (25), o Banco Central divulgou uma análise sobre os impactos desse modelo de trabalho no mercado brasileiro. Os dados, incluídos no Relatório de Política Monetária do terceiro trimestre de 2025, comparam cenários com e sem a presença dos aplicativos. O estudo aponta que a popularização dessas plataformas influenciou diretamente indicadores como a taxa de participação na força de trabalho, o nível de ocupação e a taxa de desemprego no país.
Apesar do avanço expressivo, a representatividade dos trabalhadores de aplicativos ainda é considerada limitada. Segundo dados da PNAD Contínua, entre 2015 e 2025, a participação desse grupo na população ocupada passou de 0,8% para 2,1%. Já entre a população em idade de trabalhar (14 anos ou mais), o índice foi de 0,5% para 1,2% no mesmo período.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

